São 300 ônibus que custaram milhões ao Ministério da Educação, mas que o Governo do Estado mandou adesivar sobre a marca do programa do governo federal

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul está usando ônibus comprados com recursos federais para fazer propaganda. São cerca de 300 ônibus 0 km vindos do programa “Caminho da Escola”, do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), cujos adesivos são escondidos pela logomarca da administração de .

No Estado desde dezembro de 2012, a equipe do Midiamax flagrou cerca de 100 deles parados no pátio da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) para a adesivagem, enquanto crianças de todo o interior precisam dos veículos para chegar à escola.

No local foram encontradas mesas com pedaços dos adesivos e materiais para cortá-los e adaptá-los aos ônibus, que permanecem debaixo de chuva enquanto o serviço de colagem não é concluído.

Na parte traseira dos ônibus, onde deveria constar a caracterização visual do programa do Governo Federal, a informação foi tampada com os adesivos do governo estadual, com a propaganda “Educação para o sucesso – Governo do Estado de Mato Grosso do Sul”. Nas laterais, os adesivos trazem ainda a seguinte informação: “Doado pelo Governo do Estado de MS”.

O que é mentira, segundo informou o Ministério da Educação. “Não consta nos nossos registros aquisições feitas com recursos próprios ou contratados junto ao BNDES pelo Governo do Estado de MS”. Ou seja, nenhum dos ônibus foi comprado com recurso próprio, então não poderia ter sido “doado” por André Puccinelli aos municípios.

De acordo com o Ministério, são 300 ônibus, sendo 170 do modelo ORE 4×4, com capacidade para 29 alunos sentados e sem plataforma elevatória, ao custo de 196,5 mil reais cada. Outros 130 são do modelo ORE 3, com plataforma elevatória e capacidade para 59 alunos, custando 250,5 mil reais cada.

Ao todo, são R$ 64 milhões em veículos repassados ao governo estadual com recursos exclusivamente federais.

O Ministério da Educação explica que “nenhum ente Federado que tenha adquirido veículos do Programa Caminho da Escola mediante adesão a ata de Registro de Preços do FNDE tem autorização para alterar a caracterização visual dos veículos, inclusive quanto as marcas institucionais, pois estas são contidas nas especificações do editais do processo licitatório”.