A (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), em parceria com o Detran-MS, iniciou nesta quinta-feira (1º), o período educativo em lombadas eletrônicas ativadas em frente às escolas e também em alguns trechos da cidade.

A medida, segundo a administração municipal, é adotada em virtude do crescente número de acidentes de trânsito. Somente em janeiro deste ano foram registradas quatro mortes.

Com base nesses números, também foram instalados sensores de avanço semafóricos e ainda sensores de controle de caminhões.

Segundo informações da prefeitura municipal de Dourados, a partir do dia 16 de fevereiro, condutores que não respeitarem essas sinalizações podem ser autuados pelas autoridades de trânsito.

“Neste mês vamos ter a volta das aulas nas escolas públicas e nas escolas particulares já começaram. As lombadas eletrônicas estão nas vias mais movimentadas e que precisam ser melhor monitoradas”, explica a diretora-presidente da Agetran, Mariana de Souza Neto.

Ainda de acordo com a prefeitura, a ativação dos equipamentos segue solicitações, não apenas da direção, mas também de pais e alunos, preocupados com a segurança nos momentos de entrada e saída das escolas. No planejamento, estão quatro escolas municipais, três estaduais e duas particulares. 

Polêmicas e suspensão

No ano passado, a ativação desses equipamentos gerou e infindáveis debates nas redes sociais e também entre vereadores da oposição.

O prefeito (PP) chegou a convocar a imprensa para anunciar que o funcionamento desses equipamentos seria suspenso por tempo indeterminado.

“Essa fiscalização eletrônica não entrará em vigor. Em decorrência disso vamos trabalhar com outras ações com o cunho de conscientizar e fiscalizar através de novos agentes que foram empossados”, explicou Guedes em julho do ano passado.

Fique atento

As lombadas eletrônicas estão ativadas na EM Maria da Rosa Câmara, na rua Joaquim Teixeira Alves; EM Bernardina de Almeida, na rua Eulália Pires; EM Pedro Palhano, na avenida Presidente Vargas; EM Pref Luiz Antônio, na rua Eurides de Mattos Pedrozo.

Os condutores também devem ficar atentos ao passarem em frente às escolas: EE Menodora de Figueiredo, na avenida Weimar Gonçalves Torres; EE Maria da Glória, na rua Mozart Calheiros; EE José Pereira Lins, na rua Alcides José de Macedo; Colégio Bandeirante (antigo Ceart), na rua Monte Alegre; e Colégio Objetivo, na avenida Presidente Vargas.

Os próximos 15 dias de período educativo servem também para os sensores de avanço semafórico, que estão ativados nos 20 principais cruzamentos da área urbana, como da avenida Marcelino Pires com Hayel Bon Faker ou nos cruzamentos próximos ao Shopping Avenida Center.

Outra preocupação do órgão é o tráfego de caminhões. Um dos óbitos registrados no mês passado foi causado, justamente, por um veículo de grande porte em local que não poderia circular. Os sensores de caminhões estão instalados em diversas entradas da cidade e identificam os veículos que possam a circular em vias que deveriam ser evitadas.