Nesta terça-feira (1º) é comemorado o Dia do Idoso, no Brasil e com isto o Departamento de Trânsito em Mato Grosso do Sul (Detran-MS) divulgou um alerta sobre os acidentes com a faixa etária acima dos 60 anos. Só em 2013 ocorreram 1.135 acidentes em Campo Grande com idosos, de um total de 15.681.

Atualmente há 125.338 idosos habilitados no Estado. Porém é necessário ficar atento aos fatores inerentes à idade, como a dificuldade de mobilidade e a perda da audição.

“O idoso tem mais tranquilidade no trânsito, é mais cauteloso do que a população jovem. Outro fator importante é a lentidão do tempo de reflexo para surpresas que podem acontecer, como uma fechada, ou uma criança que atravesse a rua correndo, por exemplo”, alertou o assessor de psicologia do trânsito, Renan Soares da Cunha Junior.

Além disso é necessário redobrar a atenção quando o idoso é o pedestre. Só neste ano, segundo o Detran-MS, 56 idosos foram atropelados em Campo Grande. “É preciso tomar cuidado com o tempo de travessia na faixa de segurança”, ressalta o assessor.