Abalados com a morte cruel de Joelma da Silva André, de 33 anos, assassinada com nove facadas pelo marido, da Silva Lima, de 38 anos, nesta quarta-feira (21), em , que familiares e amigos prestam as últimas homenagens a Joelma.

Com muita tristeza e sem acreditar na brutalidade do crime, familiares não quiseram falar com a imprensa, na manhã desta quinta-feira (22). Joelma teve uma faca cravada no peito e foi assassinada na frente dos cinco filhos que estavam em casa. 

Leonardo foi preso horas depois do feminicídio, por equipes da (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher), sendo levado para a delegacia onde prestou depoimento sobre o crime.

Conforme a delegada titular da Deam, Elaine Cristina Ishiki Benicasa, Leonardo disse que, durante a discussão, avisou a vítima que iria matá-la. “Ele falou para ela, depois foi à cozinha, pegou uma faca, voltou para sala e desferiu as facadas”, relata.

O crime

Leonardo deixou uma faca cravada no peito da vítima. Para a delegada adjunta, Analu Ferraz, a atitude demonstra crueldade e raiva. “Deixar a faca crava no peito é indício de crime de ódio”, destaca.

O crime aconteceu durante uma discussão por ciúmes. Na casa estavam os cinco filhos de Joelma, três meninas – de 2, 13 e 16 anos – e dois meninos – de 8 e 1 ano.

Leonardo já tinha passagem por violência doméstica. Em março de 2023, a vítima registrou um boletim de ocorrência contra o parceiro por lesão corporal recíproca. Na ocasião, ela fez o pedido de medida protetiva, no entanto, a queixa foi retirada dois meses depois.

“Ela registrou o boletim de ocorrência em março do ano passado, mas em maio ela retirou para que pudesse reatar o relacionamento. Ela queria voltar e ele disse que voltaria apenas se ela retirasse a queixa. Atualmente não tinha nenhum medida protetiva ativa”, explica a delegada.

Leonardo foi preso ainda na manhã de hoje, poucas horas após cometer o crime. Ele foi encontrado por uma equipe da Deam, na região do Caiobá. No momento em que foi preso, o suspeito estava em uma bicicleta e já não usava as mesmas de quando cometeu o crime.

Ele foi preso em flagrante e encaminhado para a Deam, onde prestou depoimento. Leonardo permanece detido e deve passar por audiência de custódia nesta quinta-feira.

Os filhos da vítima foram entregues à avó materna e serão atendidos pelo projeto Acolhida, que presta apoio aos familiares de vítimas de crimes violentos. As crianças também devem prestar depoimento especial, assim que possível, e receberão atendimento por meio do projeto Órfãos do Feminicídio, que oferece atendimento psicológico.