O ex-marido de Joelma da Silva André, de 33 anos, morta a facadas na manhã desta quarta-feira (21), no Indubrasil, em , foi preso pela polícia. O filho de 8 anos de Joelma gritou por socorro e foi até a casa da vizinha pedir ajuda.

O homem foi levado para a (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher), onde será ouvido. Na tarde desta quarta será feita uma coletiva sobre o caso. 

Gritos de socorro da criança

A vizinha, Floripes de Freitas, de 31 anos, disse ao Jornal Midiamax que estava em casa quando, por volta das 6 horas da manhã, o menino chegou gritando por socorro. “Me ajuda, ele está esfaqueando ela”, teria dito a criança. A mulher saiu correndo para ver o que estava acontecendo e quando entrou na residência se deparou com a cena.

Na casa estavam os cinco filhos de Joelma, sendo três meninas – de 2, 13 e 16 anos – e dois meninos – de 8 e 1 ano. “Eu saí correndo, quando cheguei na casa dela, abri só um pouco a porta e vi a enfiada no peito dela e o nariz cortado, ela estava agonizando, quase morrendo. Eu disse: ‘nossa, a irmã Joelma morreu'. Eu entrei em desespero e saí correndo para casa pedindo socorro”, falou Floripes.

Outra vizinha disse que no domingo as duas se encontraram para tomar chimarrão. “Ela veio cedinho, 6 horas, com uma erva de chimarrão dizendo que ia tomar chimarrão comigo. Falou ‘Su, vim tomar um chimarrão com você'”, contou Sueli Ferreira de Freitas, 49 anos. 

Joelma, segundo as vizinhas, era sorridente e fazia aos domingos escola bíblica em sua casa. 

Discussão e feminicídio

Vizinhos contaram ao Jornal Midiamax que Joelma havia saído por volta das 4 horas da madrugada entrando em um carro, e foi vista pelo homem, que foi até a casa questionar os filhos da vítima sobre onde ela estava, sendo que foi respondido que não sabiam.

Ele foi embora, mas voltou quando percebeu que Joelma havia retornado para casa. Nesse momento, começaram uma discussão e ela falou para ele respeitá-la. Uma das filhas de Joelma chegou a chamar a polícia, que foi até a casa mandando o homem ir embora. O autor foi, mas voltou novamente.

Quando voltou para o local, ele esfaqueou a vítima na sala da casa. Joelma morreu sentada no sofá com uma faca cravada no peito. Os cinco filhos estavam na residência quando o crime aconteceu.

Vizinhos contaram que os dois sempre brigavam. O homem fugiu em uma bicicleta logo após o crime em direção à Avenida Duque de Caxias. O autor já tem passagens por violência doméstica. A morte de Joelma é o primeiro feminicídio do ano em Campo Grande.