A Polícia Civil confirmou, na tarde desta segunda-feira (5), que o homem que morreu eletrocutado em uma subestação de energia elétrica após receber descarga de 130 mil kilovolts invadiu o local para furtar fios. As investigações apontam que o suspeito invadiu o local depois de fazer um buraco na cerca de segurança.

A invasão ocorreu na madrugada desta segunda-feira (5). O caso foi registrado na unidade de da Vila Progresso, próximo ao Estádio Morenão, em . Conforme a Polícia Civil, o homem morreu carbonizado no pé dos alimentadores de 13.800 volts. A Perícia Técnica esteve no local, mas ainda não foi possível a identificação do invasor.

A Polícia informou que o caso é investigado como furto qualificado com destruição ou rompimento de obstáculo, na forma tentada; morte a esclarecer e dano qualificado, se o crime cometido contra o patrimônio da união, Estado, Município, Empresa Concessionária de serviços públicos.

Durante a tentativa de furto, houve um curto-circuito na rede e o homem morreu eletrocutado. A explosão foi vista de longe por moradores da região. Uma densa fumaça também foi observada e registrada durante a madrugada.

Tentativa de furto causou apagão em bairros

A informação sobre a invasão seguida do curto-circuito foi confirmada pela concessionária de Energia. Segundo o diretor de operações da Energisa, Helier Fioravante, a subestação é responsável por 10% de cargas da cidade. Apesar de cercado com grades, ter placas de aviso de risco e ser monitorado, a concessionária identificou a invasão e, logo, o curto-circuito.

A explosão deixou cerca de 40 mil imóveis sem luz em Campo Grande na manhã desta segunda-feira. O diretor de operações da , Helier Fioravante, afirma que todos os clientes tiveram a energia restabelecida por volta das 6h30 e não há chance de nova queda de energia. “Temos backups e estações móveis para esse tipo de situação”, afirma.

A concessionária também informou que houve interrupção de energia na região, sendo totalmente restabelecida às 6h36 desta manhã. A empresa também afirmou que vai investigar o caso.

Morte

A identificação do corpo será investigada pela Polícia Civil. A perícia compareceu ao local.

Foto: Alicce Rodrigues, Midiamax