Os moradores e comerciantes de são alvos de ladrões de fios com frequência na cidade. Registros feitos pela reportagem do Jornal Midiamax mostram que os criminosos furtam a fiação de residências, galpões, conveniências e até postes de iluminação. 

Em outros casos, criminosos tentam furtar, mas em contato com o fio de alta tensão, acabam morrendo eletrocutados, como o que aconteceu nesta madrugada de segunda-feira (5) na subestação de da Vila Progresso. Uma pessoa morreu e a suspeita é de que ela estaria tentando furtar os fios da subestação e causado uma explosão no local, deixando alguns bairros sem luz na região. 

Há pouco mais de um mês, um morador de rua morreu eletrocutado ao tentar furtar a fiação de um poste na Rua Arapuã, no bairro Guanandi, próximo à Avenida Bandeirantes, na Capital. A dona de um estabelecimento, próximo ao local do acidente, percebeu uma oscilação de energia e ao verificar o que estava acontecendo, viu o homem morto no chão e acionou as autoridades policiais.

Morte durante tentativa de furto de fiação elétrica

Na madrugada desta segunda-feira (5), uma tentativa de furto de cabos de energia na subestação da Vila Progresso, causou um curto-circuito e uma pessoa – ainda não identificada – morreu carbonizada. 

Em nota, a esclareceu que, por volta das 4h30, houve indícios de uma tentativa de furto de cabos na unidade da Vila Progresso, causando um curto-circuito dentro da estação.

“Mesmo com avisos no entorno alertando sobre equipamentos de alta tensão, houve a tentativa que terminou na morte de uma pessoa. A Energisa lamenta o ocorrido e abrirá investigação para apuração dos fatos através dos órgãos competentes”.

(Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

A concessionária também informou que houve interrupção de energia na região, sendo totalmente restabelecida às 6h36 desta manhã.

Registros de furtos de fios

Nos primeiros dias de janeiro deste ano, um ladrão foi preso em flagrante enquanto tentava fugir após furtar uma conveniência, na Avenida Afonso Pena, no Centro de Campo Grande. Ele e um comparsa cortaram os fios de energia do estabelecimento, mas o alarme do vizinho disparou e denunciou o crime. O comparsa conseguiu fugir. 

Já em dezembro do ano passado, dois moradores de rua, flagrados roubando fios de um poste na Avenida Nelly Martins, na região Central, em plena luz do dia, foram presos pela PM (Polícia Militar). Imagens gravadas por uma servidora pública que reside na região mostram que um dos moradores usa a força para puxar a fiação e tentar furtá-la, com ajuda de outro comparsa. 

(Reprodução, Fala Povo)

Em outra ação criminosa, um galpão foi alvo dos bandidos, que desta vez foram detidos por um comerciante ao retornar para roubar mais fios. O crime aconteceu no dia 22 de outubro, em um domingo, quando a foi flagrada pelo dono do imóvel. 

O proprietário soube que, no sábado, seu comércio teve os fios de energia furtados. No domingo, ao ir verificar o prejuízo, se deparou com os dois indivíduos cortando mais fios. Com a dupla, a polícia apreendeu um alicate que era usado no crime, 70 metros de fio, que pesaram 20 kg e 11 disjuntores danificados no furto.