Operação Ágata lança disque-denúncia para crimes na região de fronteira

É possível denunciar os crimes de maneira anônima e gratuita

Priscilla Peres – 04/09/2024 – 12:17

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Centro de monitoramento. (Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)

Acontecendo nesta semana em Mato Grosso do Sul, a Operação Ágata quer ajuda da população para coibir crimes nas regiões de fronteira. Para isso, lança nesta quarta-feira (4) um Disque-denúncia disponível 24 horas e com sigilo garantido.

Com início no dia 2 de setembro, a operação Ágata se estende até o próximo dia 20, período em que o Disque-denúncia 0800 358 0007, estará disponível. Tráfico de drogas, contrabando de armas, crimes ambientais e descaminho estão entre os crimes que podem ser denunciados.

Três pessoas portando entorpecentes foram presas desde o início da operação em Mato Grosso do Sul. Os presos transportavam drogas em ônibus de viagem dentro do Estado e somaram 7 kg de entorpecentes apreendidos.

Combate ao crime

A Operação Ágata Oeste integra o PPIF (Programa de Proteção Integrada de Fronteiras), do Governo Federal, e é caracterizada por ações integradas entre as Forças Armadas e diversos órgãos de segurança pública e de fronteira, incluindo agências federais e estaduais. Essa colaboração visa garantir uma resposta coordenada e eficiente às ameaças na região.

Nesta edição, são empregados 1,7 mil militares e utilizadas 12 aeronaves, 16 embarcações e 217 viaturas, além do satélite do Projeto Lessonia e da Aeronave Remotamente Pilotada Hermes RQ-900, que permitirá uma vigilância mais eficaz e abrangente da área de operação.

A operação terá o reforço e apoio das equipes da PRF (Polícia Rodoviária Federal), PF (Polícia Federal), PM (Polícia Militar), PC (Polícia Civil) e Receita Federal.

Conteúdos relacionados