Nas primeiras horas desta quinta-feira (4), equipes da Polícia Nacional fazem intervenção na Penitenciária Regional de Pedro Juan Caballero. A operação acontece por determinação da Justiça do Paraguai que quer identificar e transferir líderes do PCC (Primeiro Comando da Capital).

Durante ação, nove detentos que seriam ligados à facção brasileira já estão sendo levados para outras penitenciárias paraguaias como forma de evitar uma guerra interna.

Segundo informações apuradas até o momento, a medida está sendo tomada em outras penitenciárias do país vizinho. Na última semana do mês passado, as autoridades paraguaias receberam alertas do serviço de Inteligência da Polícia Federal do Brasil.

Segundo a polícia paraguaia, o alerta brasileiro é motivado por forte fratura interna do PCC (Primeiro Comando da Capital), a partir de delações do líder da facção, Marcos Willians Herbas, vulgo ‘Marcola’, que poderiam levar a uma guerra entre facções dentro dos presídios.

Ainda de acordo com o comissário paraguaio e subchefe contra o crime Organizado da Polícia Nacional, Pedro Lesme, as informações de ‘Marcola’ teriam contribuído para aumentar a pena do traficante Roberto Soriano, também conhecido como ‘Tiriça’.

Com isso, os comandados de Soriano teriam se aproximado do Comando Vermelho do Rio de Janeiro, formando o Primeiro Comando Puro, que seria uma nova facção criminosa.