Forças policiais do Paraguai estão em prontidão sobre desdobramentos de guerra interna entre membros de facções criminosas que podem chegar até as cidades fronteiriças. O alerta teria partido do Brasil e tem o PCC (Primeiro Comando da Capital) como principal foco.

Segundo o subchefe contra o Crime Organizado da Polícia Nacional, Pedro Lesme, em entrevista ao Última Hora, as informações foram passadas pelo Serviço de Inteligência da Polícia Federal do Brasil.

O alerta brasileiro é motivado por forte fratura interna do PCC (Primeiro Comando da Capital), a partir de delações do líder da facção, Marcos Willians Herbas, vulgo ‘Marcola’, que poderiam levar a uma guerra entre facções dentro dos presídios.

Ainda de acordo com o comissário paraguaio, as informações de ‘Marcola’ teriam contribuído para aumentar a pena do traficante Roberto Soriano, também conhecido como ‘Tiriça’.

Com isso, os comandados de Soriano teriam se aproximado do Comando Vermelho do Rio de Janeiro, formando o Primeiro Comando Puro, que seria uma nova facção criminosa.