Um homem procurou o /MS (Departamento Estadual de Trânsito) com uma CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e acabou preso em flagrante. O órgão alerta para anúncios falsos de emissão de habilitação sem aulas ou exames.

De acordo com o Detran, o autor foi até a sede do órgão na terça-feira (23), pois não estava conseguindo renovar a sua CNH. Durante o atendimento, o constatou que não havia informações do condutor no sistema.  

Com isso, foi constatado que o cidadão nunca havia tirado a habilitação e apresentou um documento falso ao órgão. Ele foi encaminhado à Delegacia de Trânsito, sendo autuado em flagrante e encaminhado à Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário).

Anúncios falsos

Mensagens enviadas via WhatsApp, com sugestão de que para conseguir sua CNH não precisa de aulas, nem exames ou provas, estão circulando. O Detran/MS alerta a população que essa prática não existe.

Para o diretor de Habilitação, Luiz Fernando dos Santos, não existe nenhuma possibilidade de alguém conseguir uma CNH sem fazer aulas ou provas.

“A pessoa que está querendo tirar a sua CNH tem que entender que não vai conseguir tirar se não fizer as aulas teóricas e práticas e nem os exames e provas. A pessoa que está lhe oferecendo facilidade, ou ela está te dando um golpe e não vai entregar documento algum a você, ou ela vai te entregar um documento falso, o que incorre em crime não apenas para quem expediu, mas para quem anda com ele também”, alerta.

Crime de uso de documento falso

Segundo o delegado titular da Delegacia de Trânsito, Carlos Eduardo Trevelin Millan, a previsão de para este crime é de 2 a 6 anos de prisão. “A dica é, o interessado em ter a CNH deve procurar uma autoescola credenciada e cumprir os trâmites legais. Caso a pessoa desconfie de alguma coisa, procure o órgão de trânsito ou comunique a Polícia o que está acontecendo. O ideal é sempre desconfiar da facilidade”, diz.