Após 2 anos e meio, começa obra do 1° condomínio sustentável de Campo Grande
Projeto prevê entrega de 164 apartamentos pelo Minha Casa, Minha Vida
Clayton Neves –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Máquinas da Prefeitura de Campo Grande já fizeram nivelamento e demarcação do terreno às margens da Avenida dos Cafezais, no bairro Paulo Coelho Machado, onde será construído o primeiro condomínio totalmente sustentável da cidade. O projeto, autorizado há dois anos e meio, será financiado pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, e entregará cerca de 164 apartamentos para pessoas de baixa renda.
Desde a semana passada, moradores da região sinalizaram a presença de equipes da Prefeitura no lote. Na área, estacas sinalizam o espaço onde serão erguidos os prédios, uma nova rua foi aberta e até ligação da rede de água foi feita.
Segundo o diretor-presidente da Emha (Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários), Cláudio Marques, a construção vai atender a regras para que se encaixe no modelo de sustentabilidade.
Entre elas, Cláudio cita funcionalidades como sistema de reutilização de água, placas solares, praça para uso dos moradores do condomínio e da vizinhança, além do modelo de construção aberta, com dispensa de muros e portões.
Dois anos e meio depois
A movimentação das máquinas começou só agora, no entanto, a autorização do projeto das casas ambientais foi dada em agosto de 2021, quando o então Ministério do Desenvolvimento Regional selecionou Campo Grande para a construção do modelo residencial. A intenção é de que o protótipo fosse replicado em outras cidades do País mais tarde.
Para o projeto, foram listados critérios em quatro eixos: eficiência energética, industrialização, adaptabilidade e custo. Com o empreendimento, o Governo observou conforto ambiental com menos custo e menor consumo de energia, que pudessem ser reproduzidos em larga escala.
Em nota, a Emha informou que “a preparação do solo para a construção já foi iniciada e que aguarda novas devolutivas da Caixa Econômica Federal para iniciar a construção no segundo semestre deste ano”.
Como será o condomínio?
Em Campo Grande, vai incluir fachada ativa em frente à Avenida dos Cafezais, com disponibilidade de locação para estabelecimentos comerciais, praça, jardins e pátios interno e externo (de uso comum para a população do entorno) drenantes, horta comunitária, bicicletário, pisos em concregrama e uso de tecnologias para ampliar a eficiência energética do empreendimento, além de sistema de captação de água das chuvas para reuso.
Confira o projeto
Notícias mais lidas agora
- Duas pessoas são presas por deixar travesti com 90% do corpo queimado após discussão em boate de Campo Grande
- VÍDEO: Mulher cai de terceiro andar do Condomínio “Carandiru” em Campo Grande
- Missionária sul-mato-grossense morre de malária em Angola
- Fugindo de aluguel, 75 famílias invadem terreno baldio no Paulo Coelho Machado
Últimas Notícias
Criança desaparecida há dois dias é localizada com desconhecida em Nova Andradina
O menino foi encontrado com a mulher e outras crianças. Ele foi devolvido à mãe
MPMS manda prefeito de Ivinhema rescindir contrato com escritório de advocacia por falta de licitação
Promotor não concordou com justificativa da prefeitura para fazer a contratação direta
Com alta dos casos de dengue, MS vai receber 41,7 mil testes rápidos do Ministério
A ação inédita acontece em período de alta de casos da doença, que cresce em época de verão
Dois são presos transportando maconha em rodovias federais de Mato Grosso do Sul
Veículos eram roubados do Rio de Janeiro e São Paulo.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.