Douglas Pereira Valdez, conhecido como “Doguinha”, e o irmão dele, Alexandro Pereira Valdez, que armaram uma emboscada para um policial civil em , são apontados como autores de diversos crimes em Ponta Porã, cidade no sul do Estado, que faz fronteira com Pedro Juan Caballero, no Paraguai.

Nesta segunda-feira (22), durante coletiva de imprensa, o delegado-geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, Roberto Gurgel, disse que os suspeitos fazem parte de “uma família de criminosos”, que segundo ele, é responsável por roubos de veículos, sequestros e homicídios.

Gurgel informou que os irmãos são apontados como responsáveis pelo sequestro que resultou na morte de Lucas Nery Pavon Benitez, de 21 anos, que é filho de um ex-policial do Paraguai. O crime aconteceu em fevereiro de 2023.

Conforme as informações, os irmãos teriam sequestrado o jovem em Pedro Juan Caballero, fronteira com Ponta Porã. Na época foi noticiado que os criminosos deixaram um aviso ao lado do corpo da vítima dizendo para não roubar caminhonete.

Os suspeitos também estavam entre o trio que rendeu e roubou a caminhonete do secretário de Segurança Pública de Ponta Porã, Marcelino Nunes de Oliveira, em dezembro de 2022, quando ele saía de um evento com a esposa e o filho, de 16 anos.

Na ocasião, o secretário foi fechado pelos assaltantes próximo ao Shopping China. O trio, que usava máscara e estava armado, obrigou a família a descer do veículo.

Os suspeitos também são irmãos de Márcio Pereira Valdez, assassinado dentro de um ônibus em dezembro de 2022, em Campo Grande.

No último sábado (20), Douglas e Alexandro participaram de uma emboscada contra um policial civil, de 50 anos. A vítima estava na frente da casa do filho quando foi surpreendido pelos disparos.

O policial foi atingido por três na região do tórax. O carro dele, um veículo Golf, de cor vermelha, foi atingida por 21 disparos de arma de fogo. A vítima dirigiu até o pelotão da 10ª CIPM (Companhia Independente de Polícia Militar), onde pediu socorro.

Diego e Alexandro foram localizados por policiais do e Dracco (Departamento de Repressão à e ao Crime Organizado) em uma chácara, na região rural de Rochedo, a 81 quilômetros de Campo Grande.

No local, houve um confronto entre os policiais e os suspeitos. Alexandro foi atingido e morreu no local. Douglas também foi ferido e caiu no Rio Aquidauana. O corpo foi encontrado nesta segunda-feira (22), durante buscas realizadas por equipe do Corpo de Bombeiros.