A defesa de Raphael dos Santos Motta pediu para que todas as provas sobre o assassinato de Cristian Leonir da Silva Santos, de 38 anos, morto no dia 8 de agosto de 2022, com vários tiros, no Jardim Centenário, em Campo Grande, sejam anuladas.

A defesa ainda pede que Raphael seja impronunciado e tenha sua prisão revogada. “Requer o conhecimento do presente recurso, pleiteando a emissão de JUÍZO POSITIVO DE ADMISSIBILIDADE para seu julgamento perante o Egrégio Tribunal Superior competente, a fim de reverter o acórdão proveniente deste E.Tribunal de Justiça para reconhecer a nulidade de todas as provas coletadas e, em consequência, impronunciá-lo, revogando a prisão preventiva decretada. Após regular intimação, sobrevieram nos autos contrarrazões ao recurso às fls. 26-42, em que foram engendrados fundamentos a favor da manutenção do decisum”.

Mas, o MPMS (Ministério Público Estadual) rejeitou os pedidos feitos pela defesa de Raphael. “POSTO ISSO, com fundamento no artigo 1.030, V do Código De Processo Civil, INADMITO o presente Recurso Especial interposto por Raphael dos Santos Motta. Publique-se. Registre-se. Intimem-se”.

Para o ministério público, Raphael premeditou o crime. “Consta dos autos de inquérito policial que Raphael dos Santos Motta praticou o crime impelido por motivo fútil, já que matou a vítima em razão desta ter mantido anteriormente um relacionamento amoroso com sua convivente”, segundo consta na peça. 

Ainda é discorrido que “O modus operandi adotado pelo denunciado, utilizando o celular da convivente para atrair a vítima ao local, bem como, apagando as luzes do imóvel para aguardar a vítima de tocaia, qualifica novamente o crime, uma vez que caracterizada a utilização de emboscada”.

2 horas de negociação

Christian Leonir da Silva Santos, de 38 anos, morreu após ser atingido por vários tiros nas costas e na cabeça. Equipes do 10º Batalhão de Polícia Militar foram acionadas por volta da 1 hora da madrugada, quando a madrasta da mulher recebeu uma ligação dela contando que seu marido havia matado Christian e se trancado com ela dentro de casa. 

Ela contou que estava sendo impedida de sair e que estava com medo do marido, que estava armado. Os policiais chegaram ao local e tentaram por 2 horas fazer com que o autor se entregasse, mas ele se escondeu em uma casa vizinha, onde tinha cerca elétrica, na tentativa de dificultar a entrada dos policiais.

Foi chamado reforço e os policiais com coletes balísticos invadiram a casa e encontraram o autor em um dos cômodos. Ele foi preso em flagrante. A arma usada no crime foi localizada em uma máquina de lavar roupas. 

Para os policiais, Raphael contou que estava preso e, quando encarcerado, a sua mulher se envolveu com Cristhian. Naquela madrugada, a vítima foi até a residência e eles entraram em luta corporal. O autor ainda contou que Cristhian estava armado e conseguiu tomar a arma da vítima.

Ele fez vários disparos que atingiram Cristhian nas costas e na cabeça. A vítima morreu em frente à residência. Raphael, que estava em condicional, foi preso em flagrante e levado para a delegacia.