Na madrugada deste domingo (26), moradores do bairro Canguru flagraram, por meio de câmera de segurança, dois homens furtando fios de cobre na Rua Cutia. O caso aconteceu por volta de 01h05.

No vídeo é possível ver o momento em que os dois homens se aproximam do fio que já está pendurado e rapidamente conseguem cortá-lo. Um deles se afasta puxando e enrolando o fio, enquanto os dois saem do local, a pé.

Não há informações se os dois autores foram detidos.

Operações contra furto de fios

Operações realizadas para fiscalizar e coibir a venda irregular de fios de cobre em prenderam 4 pessoas e notificaram 36 empresas que faziam o comércio ilegal do produto. Na maioria dos casos, o produto furtado é vendido em comércios clandestinos e o destas vendas está relacionado ao tráfico de drogas.

“Só neste ano fizemos 41 operações para fiscalizar a venda de fios de cobre em Campo Grande. Notificamos 36 empresas pelo comércio irregular do material e prendemos 4 pessoas. Antes do decreto fazíamos as ações, mas não conseguimos prosseguir, agora com a regulamentação, temos como coibir essa prática porque temos mais respaldo e mais legalidade”, falou o secretário especial de segurança do município, Anderson Gonzaga.

Conforme o decreto assinado no último mês, o estabelecimento que comercializar o produto sem a comprovação da procedência ou origem, pode sofrer multa de R$ 10 mil reais, além da reclusão de 1 a 4 anos e a cassação do alvará de atendimento do proprietário e sócio pelo período de 10 anos.

Em Campo Grande as fiscalizações ocorrem de forma integrada entre equipes da GCM (Guarda Civil Metropolitana), subordinada a Sesdes (Secretaria Especial de e Defesa Social), Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), (Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos), Polícia Militar e Polícia Civil.

Veja: