Ação conjunta entre a GCM (Guarda Civil Municipal) e a PM (Polícia Militar) realizada nesta quarta-feira (23), a fim de alertar sobre o crime de violência doméstica, abordou motoristas que passavam pelo cruzamentos das ruas Ipamerim com Palmácia, no Bairro em .

De acordo com informações da assessoria de Comunicação da Guarda Civil Municipal, a ação faz alusão aos 17 anos da Lei Maria da Penha. A blitz educativa abordou dezenas de condutores que foram instruídos com materiais educativos a respeito dos diversos tipos de violência.

A Lei nº 11.340, que recebeu o nome de Maria da Penha em homenagem à Maria da Penha Maia Fernandes, que durante anos foi vítima do próprio marido, criou mecanismos para coibir abusos domésticos contra a mulher, além de estabelecer as formas de violência dentro do âmbito familiar, sendo elas física, sexual, psicológica, moral e patrimonial.

Casos de violência contra a mulher devem ser denunciados pelos telefones: 190 da Polícia Militar, ou 153 da Guarda Civil municipal. As denúncias também podem ser feitas à Patrulha Maria da Penha, pelo telefone 180. Todos os contatos disponíveis para denúncia funcionam 24 horas e podem ser acionados todos os dias da semana.