A família e a de quatro anos que testemunhou o assassinato do próprio pai no bairro , na última quarta-feira (24), serão acompanhados pelo conselho tutelar de

A informação foi confirmada pelo conselheiro da região Sul e presidente da Actems (Associação de Conselhos Tutelares de Mato Grosso do Sul), Adriano Vargas. 

A criança viu o pai, Jairo Lourenço, ser morto com vários tiros depois que o atirador chegou em um Chevrolet Onix branco e efetuou os disparos em uma residência no bairro Los Angeles. Além dos dois, na casa também estavam a cunhada e o irmão da vítima. 

Quando o atirador chegou, os adultos estavam usando cocaína e o portão de elevação estava aberto. Após os disparos, a mulher correu com a criança para o interior do imóvel e o outro homem fugiu pulando muros e tentando levar a droga, mas acabou derrubando. A perícia constatou pelo menos 11 cápsulas na rua.

Na casa foram apreendidos seis pacotes de cocaína, além de um tablete de maconha e R$ 9,5 mil em espécie. Jairo morreu, enquanto os outros dois adultos foram presos em flagrante por tráfico de drogas 

“O tiro só não atingiu a criança por sorte ou porque o atirador não quis matar, porque era ela quem estava na frente”, disse a delegada Joilce Ramos, plantonista da Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Cepol, que atendeu à ocorrência.

Conforme explicou Adriano Vargas, o Conselho Tutelar tomou conhecimento sobre o que aconteceu com a criança a partir do contato da reportagem do Midiamax e que a família será acompanhada. 

Porém, o conselheiro não conseguiu dar detalhes sobre com quem está criança e qual o tipo de acompanhamento será realizado, já que cada caso tem especificidades e diferentes tipos de encaminhamentos. 

“A gente tem que ser provocado para ter ciência da situação para poder agir”, explicou o conselheiro. 

Ele acrescenta que, com o alto volume de demandas, o conselho tutelar não tinha detalhes sobre o caso, como a identidade ou quantas estavam no imóvel, mas que a família será atendida. 

Vídeo mostra possível troca de tiros

Câmeras de segurança de um imóvel próximo à casa onde tudo ocorreu, filmaram a ação do atirador, que estava em um carro branco. Segundo a delegada Joilce Ramos, as imagens dão a impressão de que há troca de tiros no momento do homicídio.

Entretanto, as imagens devem passar por perícia, já que é possível ver que o atirador é atingido e cai no chão, mas não foi localizada nenhuma arma na residência. “No vídeo dá a impressão de que partiram tiros também de dentro da casa, mas isso vai ser investigado”, afirma Joilce.

Execução

Conforme informado por testemunhas, a vítima estava em uma residência com o irmão e a cunhada, quando o atirador chegou em um carro branco e efetuou os disparos. Vizinhos disseram que escutaram pelo menos 20 tiros. A perícia constatou pelo menos 11 cápsulas na rua.

Nas imagens também é possível ver quando um gol cinza passa, minutos antes dos tiros. Atrás do carro do autor também há outro veículo, que dá ré no momento em que o atirador desce do banco do motorista e efetua os disparos.

O atirador chega a ser atingido, cai no chão, mas levanta e efetua mais disparos contra as vítimas. Em seguida, mesmo ferido, ele entra no carro e vai embora. Minutos depois, uma mulher sai correndo na rua, pedindo por socorro.