Um homem e uma mulher foram presos na manhã desta quarta-feira (9), em , durante a deflagração da Operação Sepulcro da Polícia Civil contra a facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital). Ao todo, 39 mandados são cumpridos em MS, e Ceará.

Mandados foram cumpridos nos bairros Tijuca e Guanandi. Os presos foram levados para a 5ª Delegacia de Polícia Civil. São cumpridos 13 mandados de busca e apreensão, e 26 mandados de prisão, nas ruas e em presídios de Campo Grande, e Dourados, além de Andradina, em São Paulo, e Fortaleza, no Ceará. A operação é coordenada pela DRP (Delegacia Regional de Polícia Civil) de Três Lagoas através da SIG.

Os assassinatos que deram origem à deflagração da operação aconteceram no ano passado em Três Lagoas. Elias Ribeiro, de 29 anos, encontrado morto no dia 25 de setembro de 2022. Ele estava desaparecido e o corpo foi encontrado carbonizado na região da cascalheira.

Carlos Augusto Machado, de 32 anos, encontrado no dia 15 de setembro em um matagal às margens da rodovia BR-158, em Três Lagoas, a 338 quilômetros de Campo Grande. Carlos tinha passagens por tráfico de drogas.

Participam da operação, as unidades subordinadas ao DPI (Departamento de Polícia do Interior), DPC (Departamento de Polícia da Capital) e DPE (Departamento de Polícia Especializada), Defron, Polícias Civil do Estado de São Paulo e do Ceará, com o apoio da e CGPA (Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo) da Sejusp.

Aniversário do PCC

O mês de agosto é quando o PCC comemora o aniversário de criação da facção. O PCC foi criado no dia 31 de agosto de 1993, no anexo chamado de “Piranhão” da Casa de Custódia de Taubaté, até então a prisão mais segura do estado de São Paulo, por oito presidiários transferidos da cidade de São Paulo, conhecidos como “Os da capital”.