Após três assassinatos cometidos na cidade de , no ano passado, foi deflagrada a Operação Sepulcro, na manhã desta quarta-feira (9), em três cidades do Estado, além de e Ceará, contra a facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital). 

São cumpridos 13 mandados de busca e apreensão, e 26 mandados de prisão, nas ruas e em presídios de , Três Lagoas e Dourados, além de Andradina, em São Paulo e Fortaleza, no Ceará. A operação, coordenada pela DRP (Delegacia Regional de Polícia Civil) de Três Lagoas através da SIG.

Em Campo Grande, foram cumpridos mandados em pelo menos dois bairros: Guanandi e Tijuca. Uma das vítimas da organização criminosa, Elias Ribeiro, de 29 anos, foi encontrado morto no dia 25 de setembro de 2022. Ele estava desaparecido e o corpo foi encontrado carbonizado na região da cascalheira. Também Carlos Augusto Machado, de 32 anos, encontrado no dia 15 de setembro em um matagal às margens da rodovia BR-158, em Três Lagoas, a 338 quilômetros de Campo Grande. Carlos tinha passagens por tráfico de drogas.

Participam da operação, as unidades subordinadas ao DPI (Departamento de Polícia do Interior), DPC (Departamento de Polícia da Capital) e DPE (Departamento de Polícia Especializada), Defron, Polícias Civil do Estado de São Paulo e do Ceará, com o apoio da e CGPA (Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo) da Sejusp.

O mês de agosto é quando o PCC comemora o aniversário de criação da facção. O PCC foi criado no dia 31 de agosto de 1993, no anexo chamado de “Piranhão” da Casa de Custódia de Taubaté, até então a prisão mais segura do estado de São Paulo, por oito presidiários transferidos da cidade de São Paulo, conhecidos como “Os da capital”.