Nesta quarta-feira (31), a Polícia Federal, com e Marinha do Brasil, cumpriu 12 mandados de busca e apreensão na Operação Mad Max III. A ação é realizada na região de , a 444 quilômetros de Campo Grande, na fronteira com a e apura o contrabando de combustível.

De acordo com a PF, esta é a terceira operação denominada Mad Max, sendo as outras realizadas em 2018 e 2019. A ação busca e apreende da Bolívia e que eram vendidos de forma clandestina em Corumbá, e Porto Esperança.

Foi apurado nas investigações que bolivianos e brasileiros usavam veículos modificados para buscarem combustível em Puerto Quijarro ou Puerto Suarez, na Bolívia, com a finalidade de armazenar e vender, de forma clandestina, em território brasileiro.

O combustível era armazenado em galões de plástico e distribuído muitas vezes em garrafas pets ou galões menores para o transporte, além da possibilidade de abastecer normalmente no próprio local. Ainda de acordo com a polícia, o crime já acontece na região há pelo menos 5 anos.

Nas duas primeiras operações foram apreendidos cerca de 900 litros de combustível em cada uma. Também segundo a PF, para o transporte internacional regular, o combustível deve ser licenciado na Agência Nacional de Petróleo-ANP e registrado por meio de uma declaração de importação, sendo a carga parametrizada na Receita Federal.

Os investigados poderão responder pelos crimes de contrabando, importação ilegal de combustível, por armazenar substância tóxica irregularmente e outro crime ambiental que possa ser encontrado no decorrer da investigação.