Entre as 10 pessoas presas até o momento pela “Nova Evolução”, que acontece em cinco cidades do Departamento Cenatal, no , e visa à desarticulação das redes de distribuição de drogas sintéticas e semissintéticas estão quatro brasileiros. A lista inclui ainda quatro paraguaios, um argentino e um colombiano.

Segundo informações divulgadas pela Senad (Secretaria Nacional Antidrogas), durante as diligências realizadas na madrugada desta sexta-feira (3), foram confirmadas as prisões de Angelane Cabral Nunes, Alan Douglas Goes, Joao Azevedo de Sousa e Johnathan Cardenes. Todos de nacionalidade brasileira.

Os outros seis presos pela “Nova Evolução” são Ayelen Agustina Ortiz (Argentina), Sergio Daniel Agüero Núñez, Fernando Villar, Céspedes e Hugo Gabriel Bobadilla Candia (Paraguai), além do colombiano Carlos Daniel Grueso.

Após  investigações  realizada por Agentes Especiais da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas), uma série de ações operacionais estão sendo realizadas em diferentes pontos do Departamento Central.

O foco da “Nova Evolução” é o  desmantelamento das redes de distribuição de drogas sintéticas e semissintéticas, além de cogumelos alucinógenos para consumo da população adolescente e jovem, principalmente.

Segundo a Senad, pelo menos 14 intervenções estão previstas em Assunção, Luque, Roque Alonso, San Lorenzo e Lambaré. A investigação, que remonta há vários meses, conseguiu identificar os componentes da rede de distribuição, que inclui jovens de nacionalidade paraguaia, brasileira, argentina e colombiana.

Ainda de acordo com a informações dos agentes da Senad, os integrantes têm o perfil de estudantes universitários, operadores de plataformas de transporte digital e supostos empreendedores. Muitos deles frequentam casas noturnas onde acontecem festas eletrônicas.