Três ex-servidores do (Departamento Estadual de ) de , a 120 quilômetros de Campo Grande, foram condenados. Eles foram alvos da Operação Brutus, que apurava esquema de corrupção envolvendo os servidores.

Os três homens foram condenados, um identificado como Rodrigo a 6 anos de , Izael também a 6 anos e Diego a 5 anos. Eles podem aguardar até o fim do processo em liberdade, conforme o site Folha da Cidade MS.

Os três envolvidos no esquema de corrupção foram investigados pela Polícia Civil. Isso, porque foi identificado que eles pediam propina para liberarem veículos do pátio do Detran irregularmente.

Além disso, promoviam a retirada e venda de peças de automóveis, registrando falsos boletins de ocorrência, para encobrirem o esquema. A operação também contou com a Corregedoria de Trânsito do Detran.

Assim, os alvos foram afastados dos cargos e presos preventivamente.

Corrupção no Detran

A Operação Brutus terminou com a prisão dos três servidores. Na ação, era investigada a venda e transferência ilegal de veículos e peças no Detran de Nova Alvorada do Sul.

Então, foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva e o bloqueio das contas judiciais dos investigados. Ainda segundo a polícia, o grupo não inseria os veículos apreendidos no sistema.

Depois, devolviam esses veículos com o pagamento de propina. Quando o proprietário não fazia o pagamento, os veículos eram desmanchados e as peças revendidas.

Em algumas ocasiões, os próprios veículos eram vendidos e transferidos mediante inserção de dados falsos. Para justificar o sumiço das peças, os servidores registravam falsos boletins de ocorrência de furtos.

A polícia verificou por meio de quebras de sigilo bancário que o grupo movimentou mais de R$ 220 mil.