Adolescentes serão ouvidos sobre caso de racismo e apologia ao nazismo no IFMS

Um dos alunos teria dito que o local era ‘propício para um massacre’

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Adolescentes do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) devem ser ouvidos ainda nesta semana na Depca (Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente) sobre o caso de racismo e apologia ao nazismo no instituto.

Segundo a delegada Fernanda Félix, outras testemunhas devem ser ouvidas, assim como, adolescentes nesta semana, mas sem data definida ainda, segundo a delegada. Um jovem é suspeito de ameaçar matar e torturar colegas de classe por serem negros.

Segundo o boletim de ocorrência, mães dos estudantes que foram vítimas do suposto nazista informaram que o suspeito chegou a dizer que o “IFMS é um lugar propício para um massacre”. O suspeito também teria dito que já tem uma lista com os nomes dos alunos que ele mataria.

Ainda de acordo com o registro policial, o estudante se autointitula nazista. Em fevereiro, o suspeito teria falado que mataria um dos colegas e que outro seria torturado. Em outra ocasião, o suposto autor chegou a dizer a um estudante: “Tu não é ariano, te coloco pra assar”.

A equipe de reportagem do Midiamax entrou em contato com uma das mães dos estudantes vítimas do racismo. Ela preferiu não comentar muito sobre o caso, mas adianta que o assunto tem gerado muito sofrimento. “Não queremos nos expor pelo fato do meu filho ainda ser menor de idade. A gente ainda está sofrendo e traumatizado”, lamentou.

IFMS

O Instituto informou que a suposta situação envolvendo estudantes ocorreu fora da instituição, em um comércio nas proximidades do Campus Campo Grande. O IFMS também explicou que a direção-geral do campus iniciou um processo de apuração de informações sobre o fato e afastou das atividades, de forma cautelar, o estudante que supostamente teria ameaçado outros alunos que o teriam chamado de “nazista”.

Até o momento, segundo o IFMS, a apuração preliminar do campus não constatou a veracidade das ameaças. Os estudantes da turma têm recebido orientações pedagógicas com informações a respeito dos prejuízos causados à humanidade pelo nazismo. O IFMS ainda adianta que repudia qualquer tipo de discriminação ou apologia a ideologias que não condizem com uma sociedade igualitária.

Conteúdos relacionados