Adolescentes serão ouvidos sobre caso de racismo e apologia ao nazismo no IFMS
Um dos alunos teria dito que o local era ‘propício para um massacre’
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Adolescentes do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) devem ser ouvidos ainda nesta semana na Depca (Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente) sobre o caso de racismo e apologia ao nazismo no instituto.
Segundo a delegada Fernanda Félix, outras testemunhas devem ser ouvidas, assim como, adolescentes nesta semana, mas sem data definida ainda, segundo a delegada. Um jovem é suspeito de ameaçar matar e torturar colegas de classe por serem negros.
Segundo o boletim de ocorrência, mães dos estudantes que foram vítimas do suposto nazista informaram que o suspeito chegou a dizer que o “IFMS é um lugar propício para um massacre”. O suspeito também teria dito que já tem uma lista com os nomes dos alunos que ele mataria.
Ainda de acordo com o registro policial, o estudante se autointitula nazista. Em fevereiro, o suspeito teria falado que mataria um dos colegas e que outro seria torturado. Em outra ocasião, o suposto autor chegou a dizer a um estudante: “Tu não é ariano, te coloco pra assar”.
A equipe de reportagem do Midiamax entrou em contato com uma das mães dos estudantes vítimas do racismo. Ela preferiu não comentar muito sobre o caso, mas adianta que o assunto tem gerado muito sofrimento. “Não queremos nos expor pelo fato do meu filho ainda ser menor de idade. A gente ainda está sofrendo e traumatizado”, lamentou.
IFMS
O Instituto informou que a suposta situação envolvendo estudantes ocorreu fora da instituição, em um comércio nas proximidades do Campus Campo Grande. O IFMS também explicou que a direção-geral do campus iniciou um processo de apuração de informações sobre o fato e afastou das atividades, de forma cautelar, o estudante que supostamente teria ameaçado outros alunos que o teriam chamado de “nazista”.
Até o momento, segundo o IFMS, a apuração preliminar do campus não constatou a veracidade das ameaças. Os estudantes da turma têm recebido orientações pedagógicas com informações a respeito dos prejuízos causados à humanidade pelo nazismo. O IFMS ainda adianta que repudia qualquer tipo de discriminação ou apologia a ideologias que não condizem com uma sociedade igualitária.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Bia Ferreira bate francesa e mantém cinturão de campeã mundial de boxe
Após 10 rounds, brasileira venceu em decisão unânime dos juízes
Defesa de Braga Netto nega obstrução nas investigações
Ex-ministro foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.