Não é todo dia ou praticamente nunca que se vê um avião ‘passeando’ pelas estradas do país. Em Maro Grosso do Sul muitos que passavam pela BR-267 em Nova Alvorada do Sul, a 120 quilômetros de Campo Grande se assustaram com o grandalhão de aproximadamente 39 toneladas sendo transportado em caminhões. Até esta terça-feira (24), as asas ainda estavam apreendidas na unidade operacional da PRF para a regularização das dimensões e largura. 

Depois de anos levantando voo carregando passageiros pelo país, o boeing se aposentou dos céus, mas viraria agora um restaurante em Mato Grosso. O flagrante de partes do avião sendo carregado foi feito por equipes da PRF (Polícia Rodoviária Federal), que acabou abordando o caminhoneiro já que havia excesso no carregamento. 

O corpo do avião havia passado horas antes de as asas serem apreendidas temporariamente pela PRF. As asas do avião estavam sendo transportadas em um veículo Volvo FH 440, atrelado a um semirreboque. O caminhão foi abordado em frente a unidade operacional da PRF, no km 240, da BR-267, e, após fiscalização dos policiais, foi constatado que a carga tinha excesso de dimensões.

Na nota que o caminhoneiro trazia apresentava cinco metros e na checagem as medidas chegam a 6,30 metros, o que exigia  uma AET (Autorização Especial de Trânsito). Para os policiais, o motorista explicou que houve uma movimentação na carga, fazendo com que as mediadas saíssem do padrão exigido para o referido transporte. 

O Boeing

O Boeing 727 é uma aeronave de fuselagem estreita produzido pela Boeing Commercial Airplanes. O 727 foi usado para muitos voos domésticos e alguns internacionais. Seu último voo comercial de passageiros ocorreu em janeiro de 2019.] Foi substituído pelo Boeing 757 e variantes maiores do 737. Em maio de 2020, um total de 13 modelos do Boeing 727 ainda estavam em serviço comercial cargueiro em 6 companhias aéreas, inclusive um em uso governamental e outro em uso privado. Houve 118 acidentes e incidentes envolvendo o Boeing 727.