Pular para o conteúdo
Polícia

Preso há 11 anos, Jarvis Pavão comandava tráfico por bilhetes de penitenciária federal

A Operação deflagrada nesta quinta-feira (27) em Mato Grosso do Sul e mais cinco cidades do país é resultado de investigações da Polícia Federal contra Jarvis Pavão, narcotraficante que está preso desde 2009, mas que ainda comanda o tráfico internacional de drogas de dentro das penitenciárias federais por onde passou nestes 11 anos de encarceramento. […]
Arquivo -

A Operação deflagrada nesta quinta-feira (27) em Mato Grosso do Sul e mais cinco cidades do país é resultado de investigações da Polícia Federal contra Jarvis Pavão, narcotraficante que está preso desde 2009, mas que ainda comanda o tráfico internacional de drogas de dentro das penitenciárias federais por onde passou nestes 11 anos de encarceramento.

No ano passado, agentes federais de execução penal apreenderam, na cela de Pavão, na Penitenciária de Porto Velho, vários bilhetes escritos de próprio punho, o que foi posteriormente confirmado por perícia contendo anotações de diversos identificados apenas por siglas e codinomes, tanto no Brasil quanto no exterior. Ele continuava comandando o narcotráfico e ‘negócios’ da família de dentro da prisão.

Para facilitar as visitas na penitenciária federal, integrantes da família e membros da organização criminosa passaram a morra nos imóveis apontados nos bilhetes escritos por Pavão. A esposa, mãe, padrasto, filhos, genros, irmãos e sobrinhos do narcotraficante tiveram a prisão decretada.

Guerra para o controle do tráfico na fronteira

Após a execução Jorge Raffat em junho de 2016 há uma disputa na fronteira do Estado pelo controle do narcotráfico. Na tentativa de ‘minar’ o terreno para Sérgio de Arruda Quintiliano, conhecido como ‘Minotauro’, que também havia entrado na disputa pelo narcotráfico na fronteira, Pavão se uniu a facção criminosas.

As facções criminosas PCC e CV (Comando Vermelho) se uniram na época ao também narcotraficante Jarvis Pavão para a execução de Raffat que foi assassinado com 16 tiros de fuzil e Mag antiaérea. Mas, após a morte de Raffat o grupo acabou brigando e terminando com a parceria.

Pavão

Pavão foi preso desde 2009 na penitenciária Tacumbu, em Assunção. Ele cumpria pena de oito anos por crimes de lavagem de dinheiro e porte ilegal de armas no Paraguai. No Brasil, ele foi condenado a cumprir pena de 17 anos e oito meses de reclusão pelos crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro.

Operação Pavo Real

Para desmantelar uma quadrilha de lavagem de dinheiro vinda do , a Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (27), uma operação Pavo Real, com cumprimento de mandados em Mato Grosso do Sul e outros três estados brasileiros. São ao todo 88 mandados de prisão e busca e apreensão.

Foram cumpridos 21 mandados de prisão, sendo 16 preventivas e 05 temporárias, e 67 mandados de busca e apreensão, nos estados de Rondônia, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Distrito Federal. Todos expedidos pela 3ª Vara da em Rondônia, especializada em crimes praticados por organizações criminosas, contra o sistema financeiro e lavagem de dinheiro. Cinco pessoas investigadas tiveram as prisões convertidas em domiciliar.

Em Mato Grosso do Sul, os mandados estão sendo cumpridos nas cidades Ponta Porã com mandados de 4 prisões preventivas e 2 temporárias e em mandados de 2 prisões preventivas. Na fronteira de Ponta Porã com o Paraguai, os investigados se associaram para a perpetuação e controle do tráfico internacional de drogas em uma “guerra” contra facções e organizações rivais.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados