A Polícia Civil de está em alerta para o novo desafio que leva crianças e adolescentes ao suicídio. O desafio que traz como personagem o ‘Pateta' para chamar a atenção, começou no México em países de língua espanhola e chegou ao Brasil neste ano.

A (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente) recebeu um alerta da Polícia Civil de , com orientações sobre o caso.

De acordo com a delegada Elaine Benicasa, ainda não há nenhum registro em Campo Grande, ou no Estado. “Ainda não temos nenhuma ocorrência aqui (Campo Grande), mas é necessário que os pais fiquem atentos ao que os filhos fazem na internet”, disse.

Elaine falou que o modos operandi do grupo, já que são vários perfis espalhados no Facebook, mas que usam o nome de Jonathan Galindo, é de se aproximar de crianças nas redes sociais começando com trocas de mensagens e avançando para mensagens de terror que incitam ao suicídio.

Os alvos seriam crianças de até 12 anos.

Desafio do Pateta sucede ‘baleia e momo' na internet

Casos assim já foram registrados no Estado, quando do desfio da ‘Baleia Azul', que teve origem na , onde eram distribuídos desafios em um grupo secreto onde os contatos eram iniciados pelo Facebook.

Entre os desafios estavam provas mórbidas que de certa forma preparam os participantes para o suicídio. Os casos foram registrados em 2017.

Em 2018, caso semelhante foi registrado, ‘Boneca Momo' uma figura medonha, de olhos esbugalhados e parecida com uma mulher pássaro.

Na corrente, alguém se passa pelo personagem e lança um jogo com desafios perigosos, como o sufocamento e enforcamento.

A delegada alerta os pais para orientarem os filhos. “Os pais precisam trazer segurança e educação cibernética para os filhos, explicando sobre os males encontrados na internet”.

Elaine ainda diz que nunca se deve deixar a criança ou adolescente trancado no quarto navegando pela internet sem supervisão.

“Se for necessário, os pais devem instalar um programa espião para saber o que os filhos fazem na internet”, finalizou.