Pular para o conteúdo
Polícia

Empresário preso na Omertà pode voltar para MS mesmo após recurso contra habeas corpus

No dia 5 de junho, o ministro Marco Aurélio Mello deferiu o pedido de habeas corpus de Jamil Name. O empresário está no Presídio Federal de Mossoró e com isso pode retornar ao Centro de Triagem em Campo Grande, presídio considerado de segurança média. Mesmo após o procurador-geral Augusto Aras entrar com recurso, a decisão […]
Arquivo -

No dia 5 de junho, o ministro Marco Aurélio Mello deferiu o pedido de habeas corpus de . O empresário está no Presídio Federal de Mossoró e com isso pode retornar ao Centro de Triagem em , presídio considerado de segurança média. Mesmo após o procurador-geral Augusto Aras entrar com recurso, a decisão permanece nas mãos o ministro.

Uma semana após deferido o habeas corpus, Aras entrou com recurso. Foi inclusive solicitado encaminhamento do processo ao ministro Luiz Fux, que já julgou outro pedido de HC do empresário. Além disso, ele chegou a alegar a periculosidade da volta de Name para .

Entre outras afirmações, o procurador-geral relembra os planos de matar autoridades do Estado, que teriam sido articuladas por Name. Entre os alvos estavam um delegado de Polícia Civil, um procurador do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) e um defensor público.

No recurso, um agravo com pedido de efeito suspensivo da decisão do ministro Marco Aurélio, Aras ainda detalha o papel de Name como chefe da organização criminosa alvo da . Mesmo assim, a decisão do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Dias Toffoli, foi de determinar o retorno dos autos ao gabinete de Marco Aurélio.

Com isso, a anterior decisão, de retorno do empresário para Campo Grande, é dada como certa. Jamil Name pode passar do presídio federal, onde é custodiado em uma cela de Regime Disciplinar Diferenciado, para um presídio de segurança média. Nas palavras de Aras, na “frágil condição de segurança do sistema prisional do estado de Mato Grosso do Sul”.

Prisão de Name e julgamento

Em setembro de 2019, Jamil Name foi preso na Operação Omertà. No dia 27, Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros) e Gaeco, com apoio dos Batalhões de Choque e o Bope (Batalhão de Operações Especiais) da Polícia Militar, cumpriram mandados de prisão preventiva, prisão temporária e 21 mandados de busca e apreensão.

A ação levou à prisão de policiais civis, guardas municipais, policial federal e até militar do Exército, suspeitos de integrarem a organização criminosa voltada à prática dos crimes de milícia armada, porte ilegal de armas de fogo de uso restrito, homicídio, corrupção ativa e passiva, entre outros crimes.

As investigações tiveram início em abril de 2019, com o objetivo de apoiar as investigações dos homicídios de Ilson Martins Figueiredo, Orlando da Silva Fernandes e Matheus Coutinho Xavier, conduzidas pelo Garras. Em março, ocorreram as primeiras audiências sobre a morte de Matheus e no fim de maio, mais duas audiências foram realizadas por meio de videoconferência.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Bolsa família: pagamento referente ao mês de maio começa na segunda-feira

Detran-MS e Correios realizam Caminhada Maio Amarelo no Parque dos Poderes

Agente da PF disse que se preparava para prender Moraes

Ultrapassagem malsucedida teria causado acidente com morte de motoentregador na BR-163

Notícias mais lidas agora

vereadora luiza diretor cpi

Luiza pede demissão de presidente da Agetran que deixou de cobrar multas do Consórcio Guaicurus

empresário hrms

Justiça nega pedido de prisão, mas pede uso de tornozeleira para empresário acusado de desvio no HRMS

Empresa pivô de escândalo de corrupção em MT já fechou R$ 69,2 milhões em contratos em MS

Vacinação contra a gripe

No fim de semana, vacinação contra a gripe ocorrerá em escolas, USF e shopping da Capital

Últimas Notícias

Política

VÍDEO: em festa de aniversário da cidade, vice-prefeito de Jardim é flagrado em confusão

Thiago Monteiro (PSDB) afirma que se envolveu em briga para defender a esposa

Famosos

Jade Magalhães atualiza sobre restrição alimentar durante amamentação de Serena: “Deu certo”

Influenciadora respondeu pergunta dos seguidores do Instagram nesta quarta-feira (14)

Polícia

Professora passa por protocolo de morte cerebral após acidente entre moto e caminhonete em MS

Vítima terá alguns órgãos doados

Esportes

Desistência do Sete de Setembro do Estadual Sub-20 resulta na suspensão por dois anos

Decisão foi tomada pelo TJD-MS (Tribunal de Justiça Desportiva de Mato Grosso do Sul) após denúncia da Procuradoria Desportiva