Flagra aconteceu durante fiscalização

Durante uma fiscalização de rotina em propriedades rurais em Bandeirantes – a 70 km de Campo Grande – a Polícia Militar Ambiental de São Gabriel do Oeste encontrou 17 hectares de mata nativa desmatada. O proprietário foi multado em R$ 17 mil pelo crime. 

Na investigação, foi constatado que o teve por objetivo receber plantio de pastagem na propriedade, cujo proprietário apresentou aos policiais uma licença ambiental para limpeza de pastagem. Porém, os policiais verificaram que o desmatamento envolvia árvores de grande porte, tornando o ato ilegal. 

A licença apresentada só permite derrubada de arbustos. “Essas licenças são retiradas online no site do Imasul (Instituto de de Mato Grosso do Sul), em razão de serem atividades de baixo impacto, porém, alguns proprietários aproveitam para realizar desmatamentos e tentam justificar com essas autorizações”, informou a PMA.

As atividades foram paralisadas. O proprietário da fazenda, de 72 anos, residente em Campo Grande, foi autuado administrativamente e multado. O pecuarista também responderá por crime ambiental e, se condenado, poderá pegar pena de três a seis meses de detenção.