Comprador percebeu crime antes de fechar negócio

Ocorrências na Polícia Civil sobre golpes concluídos ou tentativas de envolvendo anúncios do site de vendas OLX são frequentes. O delegado Cleverson Alves, da Polícia Civil ressalta que o site virou ‘mercado negro (sic) de negócios ilícitos' e que vítimas ou pessoas que quase caíram em golpes devem procurar a polícia para o registro do ocorrido. Nesta semana, um campo-grandense interessado em um carro anunciado, chegou a trocar telefone com o suspeito, mas por sorte percebeu o crime antes de fechar o negócio.

O suspeito, conforme denúncia, tentava vender um carro financiado em nome de uma empresa diretamente da cidade de Corumbá, a 444 quilômetros da Capital. Ele enviou vídeos e até fotos de documentos. O estelionatário só não imaginava que a falsificação de sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) com uma camiseta da seleção brasileira ficaria tão ruim.

O documento é visivelmente falsificado. A diferença de cores nas letras do CPF e nome do suspeito também chamam a atenção. Além disso, o campo-grandense desconfiou do pedido de transferência antecipada de R$ 400 para o gasto com combustível de Corumbá a . O vídeo gravado, aparentemente por um criança, foi crucial para que o comprador não caísse no golpe. Durante filmagem do veículo, uma segunda pessoa sussurra o que tem de ser falado. 

“Eu estava procurando um carro para comprar, entrei na OLX e acabei trocando idéia com um golpista. Ele me mandou a CNH falsa, número do RG não batia com o do documento, tentou se explicar que estaria fechando uma empresa em Minas Gerais, mas que estava em Corumbá e que para trazer o carro precisaria de um dinheiro antecipado”, explicou.

Os crimes mais comuns entre os anúncios, conforme a polícia, são de produtos roubados ou furtados, como bicicletas, celulares e até carros. O delegado de polícia Cleverson Alves afirma que desconfiar dos preços ‘abaixo do mercado' e nunca antecipar depósitos em dinheiro antes do produto são dicas para evitar golpes. Vale ressaltar, que os criminosos não agem apenas na venda de produtos ilícitos, mas na hora da compra também. Evitar encontros em locais de pouco movimento faz parte de um método seguro de negociação.

O delegado reitera que toda vítima de estelionato ou vítimas de tentativas de estelionato devem registrar a ocorrência em uma delegacia de polícia. Segundo o servidor, a OLX virou “mercado negro de negócios ilícitos”.

“É o que acontece todos os dias. Temos prendido várias pessoas que anunciam coisas roubadas na OLX. É necessário que o usuário do site jamais em hipótese alguma forneça dados pessoais e bancários. Sempre que for vítima faça o registro na polícia. Isso serve como um controle da Políca, tendo em vista, a existência da “cifra negra”, que é o número de crimes que as pessoas nao registram”, disse.

À reportagem, o denunciante disse que não fará o registro na polícia.

Assista ao vídeo:

 

 

O jornal Midiamax indagou a assessoria de imprensa da OLX sobre a falta de lei no site, afirmada pela Polícia Civil, que esclareceu que a única atividade da empresa consiste na disponibilização de espaço para que usuários possam comprar e vender produtos e serviços de forma rápida e simples. 

A empresa ressalta que toda negociação é realizada fora do ambiente do site e a empresa não tem controle sobre as transações feitas entre os usuários. Diariamente, cerca de 500 mil novos anúncios são inseridos na plataforma pelos usuários, o que gera cerca de 50 vendas por minuto.

A OLX reforça que a ferramenta foi criada para auxiliar no desenvolvimento social e econômico do país e que os usuários devem respeitar os Termos e Condições de Uso do site (http://www.olx.com.br/copyright.htm).  Infelizmente, algumas vezes a plataforma é utilizada por terceiros de má índole. A empresa repudia esse tipo atitude, pois elas vão contra todos os valores e regras da OLX.

Vale lembrar que a OLX também disponibiliza um botão de denúncia em todos os seus anúncios, possibilitando que qualquer pessoa denuncie eventuais práticas irregulares ou conteúdos indevidos. Nestes casos, a empresa consegue deletar o anúncio e banir o usuário da plataforma. A OLX reitera, ainda, que está sempre à disposição das autoridades para colaborar nas investigações.