Cracker pediu 6 mil dólares para liberar sistemas da administração municipal, diz prefeito

A Prefeitura de Jaraguari, a 47 quilômetros de Campo Grande, teve o sistema invadido por um craker na segunda-feira (9) e está sem acesso ao sistema até então. De acordo com a Polícia Civil, o sistema está ‘sequestrado’ por um cracker que pede uma quantia em dinheiro para liberação.

O chefe de gabinete do prefeito Vagner Gomes Vilela, Ciro Soares da Gama, conversou com o Jornal Midiamax e disse que o cracker está pedindo seis mil dólares para liberar os dados da prefeitura. “O computador travou tudo, estamos limitados. Não conseguimos acesso a folha de pagamento, não conseguimos fazer pregão. Nada que seja feito pela rede está sendo feito, ou seja, praticamente tudo”, ressaltou.

Gama afirmou que a prefeitura contratou dois técnicos para resolver o problema e que o suspeito de ter ‘crackeado’ o site ainda não foi identificado. “Não sabemos nem se é daqui do Estado”.

O chefe de gabinete afirmou que a prefeitura registrou um Boletim de Ocorrência e espera que tudo seja resolvido. “Nós registramos o BO para ter o direito preservado. O Tribunal de Contas não quer saber se tivemos problema ou não, como está tudo travado achamos melhor registrar o BO”, concluiu.