Em média, apenas oito procuram a Decat

De acordo com registro da Decat (Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e Proteção ao Turista), em média apenas oito registros de denúncias de maus-tratos de animais são feitas na delegacia, na grande maioria o denunciante acaba procurando redes sociais, ONGs de proteção a animais para depois chegar até a delegacia.

“Existem vários canais de denúncia, como a Polícia Militar, e que acabam direcionando depois para a Decat, temos um plantão 24 horas para trabalhar em casos de maus-tratos”, fala Wilton Vilas Boas, delegado da Decat.

Moradores do Bairro Jardim Morenão, mais precisamente, na Rua Herculano Leite Miranda estão revoltados com a situação de um cachorro, que há dias está sem comida e água. Segundo informações de um morador, que não quis se identificar, o dono do animal fica fora o dia todo e deixa o cachorro amarrado ao sol e chuva sem abrigo, comida ou água.

“Às vezes dou comida e água porque fico com dó do bichinho, que passa o dia no sol. Tem vezes que o animal passa até quatro dias sem comida, e quando chove fica latindo”, fala o morador. Ainda de acordo com o morador o animal está bem magro.

Segundo o delegado no caso do cachorro, do Jardim Morenão, o CCZ (Centro de Controle Zoonoses) já foi acionado para vistoria e encaminhamento de laudos para possível instalação de procedimentos. “Sendo constatado maus-tratos um termo de ocorrência será lavrado, o que pode dar apreensão do animal e detenção de três meses a um ano por maus-tratos”, explica o delegado.

Serviço

Denúncias sobre crimes ambientais, de lesão a turistas e maus- tratos a animais devem ser feitas na Decat, unidade especializada, pelo telefone (67) 3368-6144, que é 24 horas. A delegacia é localizada na Avenida Duque de Caxias, dentro do Aeroporto Internacional de Campo Grande.

WhatsApp: fale com os jornalistas do Jornal Midiamax

O leitor enviou as imagens ao WhatsApp da redação, no número (67) 9207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem diretamente com os jornalistas do Jornal Midiamax. Flagrantes inusitados, denúncias, reclamações e sugestões podem ser enviados com total anonimato garantido pela lei.