A polícia paraguaia apreendeu no último sábado (10), próximo de Assunção um carregamento de 30 quilos de cocaína e 1.500 munições que seriam destinadas a abastecer organizações criminosas do Brasil. Segundo as investigações, o material deveria ser distribuído nas cidades-sede da Copa do Mundo. O ponto de entrada no Brasil deveria ser Ponta Porã, a 316 quilômetros de Campo Grande.
Os pacotes de cocaína foram encontrados no porta-malas de um ônibus que saiu de Santa Cruz de la Sierra (Bolívia) e teria como destino final a capital paraguaia.De lá seria providenciado o transporte até a fronteira do Brasil. Já as munições de calibre 7.62, 7.65 e 5.56 foram encontradas em um fundo falso do ônibus.
Foram detidos na operação da polícia paraguaia o motorista do ônibus, um segurança e um dos passageiros. Eles confessaram que a capital paraguaia seria realmente um entreposto e que o destino final seria o Brasil.
Enquanto ocorrem as apreensões no interior do Paraguai a fiscalização na fronteira como Brasil é intensificada. Desde a sexta-feira está sendo realizada uma grande operação na região de Ponta Porã, envolvendo vários órgãos de segurança do Estado e também a Força Nacional.