Polícia Civil realiza operação para reprimir possíveis ações criminosas do PCC
A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul deu início à “Operação Pacto Contra o Crime” na manhã desta quinta-feira (15), com objetivo de reprimir ações criminosas organizadas por facção composta por presos e egressos do sistema penitenciário estadual. Pelo menos 99 ordens judiciais, sendo 85 mandados de prisão preventiva e 14 de busca e apreensão estão […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul deu início à “Operação Pacto Contra o Crime” na manhã desta quinta-feira (15), com objetivo de reprimir ações criminosas organizadas por facção composta por presos e egressos do sistema penitenciário estadual.
Pelo menos 99 ordens judiciais, sendo 85 mandados de prisão preventiva e 14 de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Mundo Novo, Corumbá e Dois Irmãos do Buriti.
Segundo o titular da Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado (Deco), João Eduardo Davanço, a operação resulta de dez meses de investigações da Polícia Civil. Foi identificada a forma em que conseguia o dinheiro para as atividades desenvolvidas pela organização criminosa e também a maneira como o bando age.
“Os lucros vêm através da prática e associação de crimes de tráfico de drogas, comércio ilegal de armas de fogo, roubos e homicídios, mediante o emprego de armas de fogo, todos cometidos a mando dos líderes das facções, que dão ordens de dentro dos presídios, sendo estas executadas por integrantes que estão em liberdade ou foragidos”, explica o delegado.
Segundo o titular da Deco, os 99 criminosos foram indiciados por promoverem, constituírem e integrarem organização criminosa, crime previsto no art. 2º da Lei 12.850/2013 (Lei de Combate ao Crime Organizado), com penas de reclusão, em regime fechado, que vão de três a oito anos, e multa, sem prejuízo das penas correspondentes às demais infrações penais praticadas, com o agravante de emprego de arma de fogo e aos que exercem o comando da organização criminosa.
Participam da “Operação Pacto contra o Crime” as unidades do Departamento de Polícia Especializada (DPE), Departamento de Polícia da Capital (DPC), Departamento de Polícia do Interior (DPI), Departamento de Inteligência Policial (DIP) e Academia de Polícia Civil de Mato Grosso do Sul (Acadepol/MS), bem como a Coordenadoria-Geral de Policiamento Aéreo (CGPA) da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen).
O balanço da operação será divulgado às 14h30min desta quinta-feira, durante entrevista coletiva na Delegacia-Geral de Polícia Civil (DGPC), no Parque dos Poderes, região nordeste de Campo Grande.
*Com informações da assessoria
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
CBF anuncia candidatura de Brasília para sediar final da Libertadores
A decisão da competição será disputada no dia 29 de novembro
Corpo de ex-superintendente da Cultura começa a ser velado na noite desta sexta
O professor foi assassinado por um adolescente, de 17 anos, na madrugada desta sexta
Conmebol divulga datas dos jogos da Recopa Sul-Americana
O confronto de ida, no dia 20 de fevereiro a partir das 21h30 (horário de Brasília)
Desembargadores em MS retiram tornozeleiras mas continuam afastados
Todos permanecem afastados do Tribunal Pleno
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.