Começa operação de resgate de passageiros de barco preso na Antártica

Um helicóptero chinês iniciou nesta quinta-feira as operações de retirada dos passageiros de um barco russo bloqueado há mais de uma semana na Antártica. “O helicóptero chinês chegou a Shokalskiy”, anunciou no Twitter Chris Turney, comandante da expedição. “Vamos embora. Um grande agradecimento a todos”, completou Turney, que divulgou um vídeo que mostra o helicóptero […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Um helicóptero chinês iniciou nesta quinta-feira as operações de retirada dos passageiros de um barco russo bloqueado há mais de uma semana na Antártica.

“O helicóptero chinês chegou a Shokalskiy”, anunciou no Twitter Chris Turney, comandante da expedição.

“Vamos embora. Um grande agradecimento a todos”, completou Turney, que divulgou um vídeo que mostra o helicóptero chinês voando do quebra-gelos “Xue” até uma pista de pouso marcada ao lado do navio russo.

Uma hora depois, um segundo vídeo mostrou o primeiro grupo de passageiros seguindo para o helicóptero.

A operação deve durar cinco horas, segundo a Autoridade Australiana de Segurança Marítima (AMSA).

O helicóptero tem que fazer cinco viagens de ida e volta.

Cada viagem dura 45 minutos e permite transportar 12 pessoas, informou a AMSA.

O navio russo “Akademik Shokalskiy”, com 22 tripulantes e 52 passageiros a bordo, entre cientistas e turistas, está bloqueado desde 24 de dezembro em uma área situada 100 milhas náuticas ao leste da base francesa Dumont d’Urville.

A operação de resgate começou mais tarde que o previsto em consequência das condições climáticas desfavoráveis.

Até então todas as tentativas de resgate haviam fracassado.

Os quebra-gelos foram obrigados a retornar pela incapacidade de fraturar as geleiras. Na segunda-feira, a embarcação australiana “Aurora Australis” também foi obrigada a desistir por causa do mau tempo.

A “Aurora Australis”, no entanto, permaneceu na região para coordenar as operações com o quebra-gelos chinês.

O plano de resgate consiste em utilizar o helicóptero do “Xue Long” para levar os passageiros até o quebra-gelos, de onde serão levados de lancha para a “Aurora Australis”.

O helicóptero efetuará outras viagens para recuperar material científico e a bagagem dos passageiros.

A tripulação do “Akademik Shokalskiy” permanecerá a bordo até que a embarcação tenha condições de voltar a navegar.

A embarcação estava em uma zona apta para a navegação nesta época do ano, mas uma brusca mudança nas condições climáticas provocou uma deriva para uma zona glacial na qual permaneceu bloqueada.

A bordo do barco russo estavam cientistas e turistas que reproduziam a expedição histórica à Antártica realizada há um século (1911-1914) pelo explorador australiano Douglas Mawson. Também realizam alguns experimentos daquela expedição.

Todos a bordo celebraram o ano novo com alegria, cantando um hino que compuseram.

Chris Turney contou ter recebido 2014 com uma taça de vinho australiano, e que compor a música ajudou a manter o ânimo na embarcação.

Conteúdos relacionados