Campo Grande sedia Curso Nacional de Multiplicador de Polícia Comunitária
Teve início na manhã desta segunda-feira (4), no auditório da Escola Superior de Controle Externo do Tribunal de Contas, em Campo Grande (MS), o Curso Nacional de Multiplicador de Polícia Comunitária, que conta com a participação de oficiais das Polícias Militares, Corpo de Bombeiros e delegados das Polícias Civis de doze Estados brasileiros. A abertura […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Teve início na manhã desta segunda-feira (4), no auditório da Escola Superior de Controle Externo do Tribunal de Contas, em Campo Grande (MS), o Curso Nacional de Multiplicador de Polícia Comunitária, que conta com a participação de oficiais das Polícias Militares, Corpo de Bombeiros e delegados das Polícias Civis de doze Estados brasileiros.
A abertura oficial do curso contou com as presenças do coordenador nacional de Polícia Comunitária da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), Márcio Júlio da Silva Matos, do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, e do coordenador Estadual da Polícia Comunitária, Reginaldo Medeiros.
O objetivo do curso é capacitar os participantes à docência de disciplinas no contexto da Polícia Comunitária e para a condução de projetos capazes de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, oferecendo, assim, uma proposta inovadora capaz de desenvolver aptidões comportamentais e cognitivas na adoção da filosofia e no gerenciamento da segurança pública.
O coordenador nacional Márcio Júlio, que ministra as seis primeiras horas/aulas do curso, destacou que o Estado é exemplo para o País, no desenvolvimento e aplicação da filosofia da Polícia Comunitária. “A Senasp executa o projeto de Polícia Comunitária desde 2006, quando foi criada a Doutrina Nacional de Polícia Comunitária, que busca uma atuação integrada entre a polícia e a sociedade, trabalho desenvolvido com destaque por Mato Grosso do Sul”, explica.
Para o secretário Jacini, o objetivo maior é aproximar cada vez mais as polícias da comunidade, conhecer os problemas existentes e desta forma prevenir a violência e os crimes. “A ideia desse curso é capacitar docentes, para que treinem os policiais para interagirem com a comunidade, focando no policiamento orientado para a prevenção e solução de problemas”, destacou o secretário.
De acordo com o coordenador Estadual de Polícia Comunitária, já foram formados em Mato Grosso do Sul 285 multiplicadores e a turma que teve início hoje conta com 37 alunos, que serão capacitados a lecionar a filosofia da Polícia Comunitária para 12 unidades da Federação.
Também participaram da abertura do curso o comandante Geral da Polícia Militar em Mato Grosso do Sul, coronel Valter Godoy Rojas, o chefe do Estado Maior da PMMS, coronel Carlos de Santana Carneiro, o comandante do Comando de Policiamento de Área da Região do Bolsão, Holivaldo Muniz e representantes de Conselhos de Segurança da Capital.
A grade curricular do Curso Nacional de Multiplicador de Polícia Comunitária é composta por disciplinas como relações interpessoais, teoria e prática de ensino, resolução pacífica de conflitos, teorias sobre Polícia Comunitária, gestão de projetos, Polícia Comunitária e sociedade, Direitos Humanos, Polícia Comunitária comparada e trocas de experiências, gestão pela qualidade em segurança pública, estruturação de conselhos comunitários e mobilização social.
Participam do curso oficiais das Polícias Militares, Corpo de Bombeiros e delegados das Polícias Civis do Acre, Alagoas, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Piauí, Paraná, Sergipe, São Paulo e Tocantins.
O curso iniciado hoje terá duração de 80 horas/aulas e será encerrado na sexta-feira da semana que vem, dia 15 de agosto, com o XI Encontro Técnico dos Coordenadores Estaduais de Polícia Comunitária, evento que será aberto na quarta-feira da semana que vem, dia 13, na Faculdade Estácio de Sá, em Campo Grande.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
CBF anuncia candidatura de Brasília para sediar final da Libertadores
A decisão da competição será disputada no dia 29 de novembro
Corpo de ex-superintendente da Cultura começa a ser velado na noite desta sexta
O professor foi assassinado por um adolescente, de 17 anos, na madrugada desta sexta
Conmebol divulga datas dos jogos da Recopa Sul-Americana
O confronto de ida, no dia 20 de fevereiro a partir das 21h30 (horário de Brasília)
Desembargadores em MS retiram tornozeleiras mas continuam afastados
Todos permanecem afastados do Tribunal Pleno
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.