Os policiais se mobilizaram para colocar as faixas de protesto na principal avenida da cidade e tentar de alguma forma sensibilizar o governo

As faixas e os banners feitos pelas polícias de Dourados com os dizeres “Elogio não coloca comida na mesa da nossa família” e “Salário da Polícia Civil de MS 25° do Brasil” foram retirados antes da chegada do Secretário de Segurança de Mato Grosso do Sul Wantuir Francisco Brasil Jacini, à Câmara Municipal de Dourados, onde foi realizada uma reunião com todas as forças de Segurança Publica do município, na manhã desta segunda-feira (25).

Os policiais se mobilizaram para colocar as faixas de protesto na principal avenida da cidade e tentar de alguma forma sensibilizar o governo, quanto às necessidades que eles estão passando devido a baixa remuneração. Os esforços foram em vão, já que antes mesmo da chegada de Jacini o material foi todo retirado das ruas.

Os policiais e Bombeiros do Estado recebem o terceiro pior salário do país, perdem apenas para o Rio de Janeiro e o Piaui.

Apesar da baixa remuneração, os números mostram que o trabalho feito pela polícia sul-mato-grossense é eficaz. Segundo a própria Secretaria de Justiça e Segurança Pública, de janeiro a dezembro de 2012, comparado com o mesmo período de 2011 os homicídios dolosos caíram 16,9%. Em 2012 foram registradas 54 ocorrências, contra 65 em 2011. Já os homicídios culposos de trânsito apresentaram redução de 8%, totalizando 46 registros no ano passado, contra 50 do ano anterior.

Os crimes contra o patrimônio também reduziram sensivelmente, apresentando queda de 42,2% nos roubos de veículos. Em 2011 foram registradas 40 ocorrências desse tipo de crime, contra 23 em 2012. Os roubos em geral caíram 15,6%: em 2011 foram registradas 610 ocorrências, contra 515 no ano passado. Os furtos a residência também reduziram, apresentando diminuição de 11,2 %, passando de 857 ocorrências em 2011 para 761 em 2012. De acordo com o levantamento da Sejusp, também houve diminuição nos roubos de veículo e nos furtos em geral, que apresentaram redução de 4,2% e 2,4% respectivamente, segundo o site oficial do governo do estado.

Jacini foi à Dourados participar da solenidade de entrega de certificados de elogio na ficha pessoal de 41 profissionais da Polícia Civil e 38 da Policia Militar. O secretário disse que o objetivo da ação é reconhecer o bom trabalho prestado pelos policiais, atuação que garantiu a segunda maior cidade do Estado a redução, no ano passado, de todos os índices dos crimes contra a vida e contra o patrimônio monitorados pela Sejusp.

Participaram da solenidade o Chefe do Estado Maior da Policia Militar Coronel Guilherme Gonçalves e o delegado-geral da Polícia Civil, Jorge Razanauskas Neto.