Segurança de Mato Grosso do Sul terá acesso a informações policiais dos estados do sul
A segurança pública de Mato Grosso do Sul assinou um acordo de cooperação com os estados da região sul do Brasil para integrar os bancos de dados das forças policiais nas quatro unidades da Federação. O termo, oficializado no último dia 7, prevê ainda a criação de um Conselho de Inteligência da Segurança Pública, que […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A segurança pública de Mato Grosso do Sul assinou um acordo de cooperação com os estados da região sul do Brasil para integrar os bancos de dados das forças policiais nas quatro unidades da Federação. O termo, oficializado no último dia 7, prevê ainda a criação de um Conselho de Inteligência da Segurança Pública, que deve acompanhar os trabalhos integrados.
Assim como Mato Grosso do Sul, os estados sulistas, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul possuem grandes faixas de fronteira seca com países latinoamericanos do chamado cone-sul, que registram grande atividade narcotraficante.
Com a integração dos bancos de dados, a partir do próximo dia 20 policiais dos quatro estados já terão treinamento para utilizar as senhas de acesso integrado. Além do acesso a ocorrências policiais, todas as fichas policiais de indivíduos fichados em qualquer uma das unidades federativas estará disponível.
O convênio foi assinado durante a 41.ª reunião do Colégio Nacional de Secretaria de Segurança Pública (Consesp), em Foz do Iguaçu. Segundo o secretário de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Wantuir Jacini, que é presidente do Consesp, a novidade agilizará a ação policial nos quatro estados.
“Até o momento, o contato entre as polícias era feito de forma interpessoal, agora, o trabalho será institucionalizado e mais completo”, explicou Jacini.
O diretor do Departamento de Inteligência do Estado do Paraná (Diep), Evaristo Kuceki, explicou que cada estado deverá enviar cerca de 20 policiais para aprender a operar os sistemas de segurança pública dos quatro estados. Todos os dados de qualquer indivíduo que tenha o cadastro nos órgãos de segurança ficarão disponíveis. “Nós queremos, com isso, prevenir e reprimir as infrações administrativas, cíveis e criminais de maneira organizada e eficaz”, ressaltou.
A próxima fase do processo, segundo Kuceki, é criar um sistema unificado com informações. Por enquanto, os dados dos sistemas já existentes serão compartilhados. Haverá reuniões periódicas para fazer acompanhamento dos acessos aos dados e dos resultados. O acordo tem a validade de quatro anos e poderá ser prorrogado. (Com informações do Bondenews)
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Edmilson atrapalha o romance entre Dhu e Wagner: Resumo Mania de Você, capítulo do dia 14/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar neste sábado (14)
Madalena exige dinheiro que Osmar roubou de sua família: Resumo Volta por Cima, capítulo do dia 14/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar neste sábado (14)
Bia destrói fotos tiradas por Beto para a campanha: Resumo Garota do Momento, capítulo do dia 14/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar neste sábado (14)
Tobias descobre que Luís comprará fazenda para morar com Zuca: Resumo Cabocla, capítulo do dia 14/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar neste sábado (14)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.