A polícia antiterrorista peruana capturou um importante líder do grupo armado Sendero Luminoso na cidade de Huanta, região de Ayacucho, informou neste sábado o ministro do Interior, general aposentado Octavio Salazar.

O preso foi identificado como Ulser Pillpa Paitán, conhecido como “camarada Jhonny”, de 23 anos, a quem a polícia aponta como o responsável pela propaganda do Comitê Central do SL, informou Salazar.

Paitán trabalharia diretamente com Víctor Quispe Palomino, “camarada José”, um dos atuais líderes das duas facções do SL, segundo o ministro. A outra facção é dirigida pelo “camarada Artemio”. O ministro ressaltou o sucesso da ação conjunta da polícia e das Forças Armadas na luta antiterrorista.

A polícia sustenta que a facção de Quispe atua em alianças com grupos de narcotraficantes nos vales dos rios Apurímac e Ene, onde as forças de segurança travam uma guerra pelo controle do território.

Quispe nega que esteja seguindo o caminho do líder histórico do Sendero, Abimael Guzmán, preso desde 1992 em uma base militar de Lima e condenado à prisão perpétua.

A guerra interna peruana deixou cerca de 70 mil mortos entre 1980 e 2000, de acordo com a Comissão da Verdade e Reconciliação.