O foguete chinês que poderia cair no Centro-Oeste brasileiro – inclusive em – acabou se desintegrando e cerca de 23 toneladas caíram no mar no sudoeste das Filipinas, sendo que maior parte queimou na reentrada. As informações são da Agência de voos espaciais da China.

O Comando Espacial dos estava rastreando a trajetória da nave e afirmou que os detritos entraram no Oceano Índico na tarde de sábado, por volta das 13h45 (horário de Brasília).

A previsão era de que os restos do foguete entrem na atmosfera terrestre neste domingo (31), entre 4h34 (horário de Brasília) e 19h, conforme a Corporação Aeroespacial no Centro de Estudos de Detritos Orbitais.

As projeções, no entanto, mostraram que os detritos cruzaram partes do e do Brasil, depois contornaram o Cabo da África antes de passar por terra no sudeste da Ásia.

Em 2021, ocorreu algo parecido. Na época, resto de um foguete do mesmo modelo também caíram sem controle na Terra. Naquela ocasião, os destroços foram vistos no Brasil, mas caíram em outro país.