O canal do YouTube Galeria do Meteorito está transmitindo em tempo real a rota do foguete chinês que pode cair no centro-oeste do Brasil neste domingo (31).

Trata-se da espaçonave Longa Marcha 5B (CZ-5B), utilizada pela para levar o segundo módulo de sua estação espacial ao espaço. Apesar da situação, o governo chinês garante que a reentrada do foguete representa poucos riscos, pois devem cair no mar.

De acordo com a Corporação Aeroespacial no Centro de Estudos de Detritos Orbitais, a previsão é de que os restos do foguete entrem na atmosfera terrestre neste domingo (31), entre 4h34 (horário de Brasília) e 19h.

Pesquisadores afirmam que é cedo para determinar uma quantidade de lixo espacial que possa causar impacto significativo. Nova previsão indica que o sudeste e o centro-oeste do Brasil estão na rota do foguete.

Apesar das declarações oficiais, especialistas alertam que existe a possibilidade de que destroços caiam em uma área povoada, exatamente como ocorreu em 2020 e danificou propriedades na Costa do Marfim.

Em 2021, ocorreu algo parecido. Na época, resto de um foguete do mesmo modelo também caíram sem controle na Terra. Naquela ocasião, os destroços foram vistos no Brasil, mas caíram em outro país.

Confira o rastreamento ao vivo: