Brasileiro votou no lugar de outra pessoa durante eleições em Portugal

Brasileiro usou urna que estava liberada para outro eleitor

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
turno brasileiro colinha Jcolinha uiz da 35.ª Zona Eleitoral de Campo Grande multou eleitor que fez doações acima do permitido na disputa por prefeituras e Câmaras
(Foto: Roberto Jayme/TSE/Arquivo)

Um eleitor brasileiro votou no lugar de outra pessoa em Portugal na manhã deste domingo (2). O incidente ocorreu na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, local de votação de brasileiros residentes no país. Segundo informações da Polícia Federal, em nota, o eleitor afirmou que entendeu de forma equivocada os comandos do mesário e efetuou o voto com a urna liberada para outro eleitor.

A ocorrência foi registrada junto à mesa eleitoral e à Adidância da Polícia Federal em Portugal. Os procedimentos sobre o incidente foram confeccionados e serão encaminhados para o Brasil para abertura dos devidos procedimentos legais.

A atitude configura, em tese, infração ao Art. 309 do Código Eleitoral, que tipifica a conduta de “votar ou tentar votar mais de uma vez no lugar de outrem”. A pena para essa infração pode chegar a até três anos de reclusão.

Em virtude do ocorrido, a urna usada foi inviabilizada e a votação na seção seguiu por meio de cédulas impressas.

Conteúdos relacionados