Concurso público da CEF (Caixa Econômica Federal) realizado neste domingo (26), em Campo Grande, reúne de universitários a ex-bancário que deixou o emprego, com carteira assinada, para se dedicar aos estudos. Em Mato Grosso do Sul são 14 vagas com salário inicial de R$ 3.762,00, para jornada de trabalho de 30 horas semanais.

O sonho de atingir a estabilidade profissional fez com que o ex-bancário Matheus Vieira, de 25 anos, abandonasse o trabalho há um ano e meio para se dedicar, exclusivamente, aos estudos.

Ex-bancário deixou emprego e estuda para concurso há 1 ano e meio (Foto: Nathalia Alcântara, Midiamax)

“A instabilidade da CLT [Consolidação das Leis do Trabalho] é a principal motivação para realizar o concurso. Fiz mais de 25 simulados nesse período de estudos. Nesse pós-edital eu fazia tudo o que dava estudando. Ou estava dormindo, comendo, ou estudando e muitas vezes comendo e estudando ao mesmo tempo”, relata.

Acadêmicos de áreas distintas também aproveitaram a oportunidade para tentar a estabilidade oferecida no concurso público. Dayane Teodoro dos Santos, de 31 anos, está no 7º semestre de Farmácia e há 5 meses estuda para a prova deste domingo. Esta é a segunda vez que a universitária participa de concurso realizado pela Caixa Econômica Federal.

“Estudei bastante porque é uma boa oportunidade. Estou me preparando desde janeiro para este concurso e desta vez estudando um pouquinho mais das leis bancárias. Agora vai”, afirma otimista.

Outra estudante a tentar uma vaga no concurso da Caixa é a acadêmica de Pedagogia, Kamila Bezerra dos Santos, de 39 anos. Ela está no 6º semestre da faculdade. E para que tivesse mais tempo para estudar, deixou o emprego fixo e começou a trabalhar como confeiteira.

“Eu estudava 6 horas por dia, 3 de manhã e as outras 3 à tarde”, explica. Mãe de um menino de 3 anos, ela também contou com o auxílio do marido para que pudesse se dedicar aos estudos. “Com criança é mais difícil, mas ele me deu total apoio. Segurou mais as pontas com nosso filho para eu estudar”, diz.

Concurso CEF

Em Mato Grosso do Sul as provas são realizadas em quatro cidades: Campo Grande, Corumbá, Dourados e Três Lagoas. Na Capital são 2.105 candidatos por vaga, tendo totalizado 6.315 inscritos para três vagas diretas.

No interior, a maior relação foi registrada em Dourados, com 1.388 candidatos por vaga, considerando 2.777 inscritos e duas vagas.

Em Corumbá, a relação é de 331 por vaga, com 995 inscritos para três vagas; por fim, em Três Lagoas, são 602 por vaga, sendo 1204 candidatos para 2 vagas.

Os candidatos aprovados poderão ser nomeados para atuar em agências localizadas em 34 diferentes municípios do Estado. A duração total das provas será de cinco horas, ocorrendo das 12h às 17h.