O jornal britânico The Independent colocou o Brasil no topo da lista de “países a serem evitados” por causa da pandemia de coronavírus, citando o contingenciamento de dados pelo governo de Jair Bolsonaro (sem partido) e a crise de saúde em que passa “o maior país da América Latina”. A publicação foi divulgada nessa segunda-feira (22).

“Com a maior população da América, Latina, o Brasil, está, atualmente, em meio a uma grande crise de saúde”, lembra o jornal, alertando para que seus leitores evitem considerar o país como destino de viagens. “O Brasil está em segundo lugar em números de mortos por covid e registra uma média de mil óbitos por dia”, acrescenta.

A publicação ainda lembra que  o governo Bolsonaro contingenciou dados sobre casos e mortes, “provocando ampla condenação e acusações de censura e totalitarismo”. “O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, tem minimizado constantemente os riscos do coronavírus, descrevendo a doença como ‘gripezinha’, condenando medidas de isolamento e criticando governadores por imporem medidas de quarentena”, encerra.

Além do Brasil, o Independent listou Rússia, Índia, China, Irã, Estados Unidos e Paquistão, como regiões a serem evitadas.