Facebook estimula a desinformação e a falsidade, diz ex-executivo

Chamath Palihapitiya diz que rede social está destruindo “tecido social”

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Chamath Palihapitiya diz que rede social está destruindo “tecido social”

Tendo passado quatro anos em cargos de alto escalão da empresa de Mark Zuckerberg, o ex-executivo do Facebook, Chamath Palihapitiya, disse que a rede social, assim como todas as outras, “estão dilacerando o tecido social”, num tom de crítica às transformações causadas pelas redes.

A declaração foi feita durante um fórum da Escola de Negócios de Stansford em novembro do ano passado, mas só recentemente se tornou de conhecimento público, quando o jornal The Guardian noticiou na íntegra a palestra de Palihapitiya.

“É um problema global, está corroendo as bases fundamentais de como as pessoas de comportam consigo mesmas e com as outras”, disse o ex-executivo. Para ele, o Facebook, ao limitar interações a curtidas e corações, levou a uma falta de “discursos civil, à desinformação e à falsidade”.

Ele cita um exemplo ocorrido em maio do ano passado na Índia, quando mensagens falsas transmitidas pelo Whatsapp levaram dezenas de pessoas a lincharem um grupo de sete inocentes, acusados de terem sequestrado crianças.Facebook estimula a desinformação e a falsidade, diz ex-executivo

“Estamos enfrentando isso”, criticou Palihapitiya. Para o ex-executivo, esse caso “extremo” mostra como pessoas criminosas “podem manipular grandes grupos de pessoas para que façam o que eles querem”.

Agora, o ex-executivo trabalha com uma associação que financia projetos na área de educação e saúde. Ele critica a política dos investidores do Silicon Valley, que investiriam em “empresas estúpidas, inúteis e idiotas”, em vez de em problemas reais como mudanças climáticas e doenças.

Esta não é a primeira vez que um ex-funcionário do alto escalão critica o poder do Facebook. Sean Parker, ex-presidente da empresa, disse que a rede social “explora uma vulnerabilidade da psicologia humana”, ao demandar e estimular a todo tempo a validação social.

Conteúdos relacionados