Tremores não são alarmantes, dizem especialistas

Pequenos terremotos assustaram moradores da região central da Itália, nesta segunda-feira (21). Os maiores abalos registrados nesta manhã tiveram 2,9 graus de magnitude, considerados de baixo risco.

A histórica cidade de Arquata del Tronto, que foi destruída há um ano pelos tremores na Itália, voltou a tremer nesta manhã, com abalos de 2,3 graus na escala Richter, mesmo grau sentido na região de Florença.

Os tremores foram sentidos em diversas regiões, como Norcia, Úmbria, Ussita e Visso. O INGV (Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia) afirmou que o tremor foi “mais forte do que os registrados ultimamente” mas que “não é alarmante”.

“A atenção sobre a atividade sísmica continua alta no centro da Itália, que nos últimos meses foi afetada por tremores bem mais intensos e com consequências, infelizmente, dramáticas”, disse a entidade em nota.

Itália registra tremores em região destruída há um ano por terremotos

Segundo os dados apresentados pelo INGV, o tremor ocorreu de madrugada com epicentro em Tavernelle Val di Pesa a uma profundidade de oito quilômetros. Apesar de durar cerca de 20 segundos, o sismo não causou danos.