Cirurgia durou cerca de 15 horas

Um norte-americano de 64 anos recebeu o segundo transplante de pênis do mundo e primeiro dos EUA. A cirurgia, que durou 15 horas, ocorreu no Hospital Geral de Massachusetts, na cidade de Boston. O órgão doado a Thomas Manning pertencia a um homem já falecido e a operação ocorreu com sucesso, segundo os médicos.

Em entrevista ao jornal The New York Times, Manning afirma que está feliz. “Quero voltar a ser quem eu era”, disse. Se as previsões dos médicos se confirmarem, ele voltará a ter uma vida normal dentro de alguns meses ou mesmo semanas. Ele afirma que já quase não sente nenhuma dor. Thomas perdeu o órgão devido a um cancro (doença sexualmente transmissível).

Outras pessoas aguardam na fila para receber o mesmo transplante. Entre eles, estão principalmente veteranos de guerra com graves ferimentos pélvicos, vítimas de acidentes e homens com cancro. O sucesso na operação de Manning traz esperança para a comunidade médica e para os pacientes que, por algum motivo, perderam as funções do pênis ou o órgão em si.

Outros transplantes

Thomas Manning é o terceiro paciente no mundo a se submeter a um transplante de pênis, e o segundo a dar certo. O primeiro, na China, não foi bem sucedido. O segundo foi na África do Sul, em que um rapaz de 21 anos conseguiu voltar à vida sexual ativa e chegou a ter um filho, depois de nove horas de operação em um hospital da Cidade do Cabo. 

(Sob supervisão de Ludyney Moura)