EUA suspendem sanções ao Irã após acordo nuclear, anuncia Kerry

Declaração foi feita pelo secretário de estado americano

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Declaração foi feita pelo secretário de estado americano

Os Estados Unidos anunciaram neste sábado a suspensão das sanções impostas ao Irã – de acordo com declaração do secretário de Estado americano, John Kerry.

“Venho por meio desta confirmar que a Agência Internacional de Energia Atômica verificou que o Irã implementou, completamente, os compromissos exigidos (…) Os compromissos dos Estados Unidos referentes às sanções estão agora em vigor”, disse Kerry.

Poucos minutos antes, a AIEA havia aprovado a entrada em vigor do acordo, destacando que Teerã cumpriu sua parte na redução de seu programa nuclear.

O presidente da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, o republicano Paul Ryan, reagiu rapidamente e denunciou o acordo com o Irã.

“Hoje, o governo Obama começará a suspender as sanções econômicas contra o principal Estado que apoia o terrorismo no mundo”, alertou Ryan, em um comunicado.

Segundo ele, “muito provavelmente”, Teerã vai-se aproveitar do novo volume de recursos financeiros para continuar financiando o terrorismo.

“Como sugeriu o próprio presidente, o Irã usará este dinheiro, muito provavelmente – mais de US$ 100 bilhões no total -, para financiar terroristas”, manifestou Ryan, lembrando que os republicanos votaram contra o acordo firmado entre as grandes potências e Teerã em julho passado.

Ryan também denunciou a suspensão das sanções poucos meses depois do lançamento, por parte de Teerã, de um míssil balístico e apenas dias depois de o Irã ter retido duas embarcações e dez marines americanos, liberando-os em seguida. Os navios se encontravam em águas territoriais iranianas.

Conteúdos relacionados