Aviões árabes bombardeiam Iêmen; EUA e houthis começam negociação
Canal de TV local diz que coalizão saudita lançou 25 ataques aéreos
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Canal de TV local diz que coalizão saudita lançou 25 ataques aéreos
Aviões da coalizão liderada pela Arábia Saudita bombardearam postos avançados houthis em todo o Iêmen neste domingo (31), de acordo com relatos de moradores, enquanto o governo do Iêmen no exílio disse que a milícia está em negociações com os Estados Unidos em Omã.
Os ataques atingiram uma base aérea perto do aeroporto de Sanaa e uma instalação militar que apoia os houthis, com vista para o complexo do palácio presidencial na capital Sanaa.
A coalizão liderada pela Arábia Saudita começou os ataques aéreos ao Iêmen em março, em uma campanha para reconduzir o presidente do Iêmen, Abd-Rabbu Mansour Hadi, ao poder. Ele fugiu em março, depois que os houthis, apoiados pelo Irã, conquistaram Sanaa em setembro e em seguida avançaram para o centro e o sul do país.
Quase 2 mil pessoas foram mortas e mais de 8 mil ficaram feridas durante os conflitos desde 19 de março, de acordo com as Nações Unidas.
O canal de TV al-Masira, que pertence aos houthis, disse que a coalizão lançou 25 ataques aéreos contra as principais províncias houthis de Saada e Hajja, ao longo da fronteira do reino, sem dar maiores detalhes, e disse que as forças terrestres sauditas também estão bombardeando as regiões.
Moradores de Saada confirmaram para a Reuters, por telefone, que as posições dos houthis foram fortemente bombardeadas por aviões de guerra, mas não houve confirmação imediata por parte das autoridades sauditas.
O governo do Iêmen exilado na Arábia Saudita disse à Reuters no domingo que altos autoridades houthis estão mantendo conversações com os Estados Unidos em Omã para ajudar a acabar com o conflito de nove semanas, em um sinal de que a diplomacia pode estar avançando.
Conflito começou em março
A Arábia Saudita, que lidera uma coalizão de países árabes apoiados pelo Ocidente, tem bombardeado os rebeldes houthis e as forças do Exército leais ao ex-presidente do Iêmen Ali Abdullah Saleh desde março, com o objetivo de reconduzir ao poder o atual presidente, Abd-Rabbu Mansour Hadi, que está exilado em Riad.
Enquanto isso, aumenta a preocupação de que os ataques aéreos e os combates entre o houthis, milícias tribais, unidades leais a Hadi e separatistas do sul causem uma catástrofe humanitária.
Voos de ajuda humanitária começaram a partir dos Emirados Árabes Unidos para a capital iemenita, Sanaa, que está sob controle dos houthis e tem sido alvo de bombardeios, mas não é palco de combates terrestres.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Filho de Viih Tube recebe alta após 20 dias e diagnóstico é revelado; confira
Após 20 dias de internação, Ravi recebeu alta médica; pela primeira vez, os médicos revelaram qual é o diagnóstico do filho de Viih Tube
Marido é assassinado a pauladas por populares após agredir esposa em Ladário
Caso aconteceu na noite de sexta-feira (13) e, até o momento, não há informações sobre os autores do crime
Elon Musk acumula fortuna e lidera lista dos mais ricos dos EUA; confira o ranking da Forbes
Musk tem fortuna estimada em R$ 2,55 trilhões
Gracyanne Barbosa se pronuncia após irmã se declarar a Belo: “Respeito”
Após irmã rasgar elogios a Belo, Gracyanne Barbosa quebra o silêncio e explica a relação entre Giovanna e o ex-marido; saiba detalhes
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.