Pular para o conteúdo
Teatro

Espetáculo “Eles não usam tênis Naique” retrata tráfico nas favelas do RJ

Como era o tráfico no Rio de Janeiro nos anos 1980 e como é funciona nos dias de hoje é o enredo do espetáculo “Eles não usam tênis Naique”, que será apresentado na próxima quinta-feira (16), às 20h, no Teatro Prosa do Sesc Horto, em Campo Grande. A entrada é gratuita. A peça é ambientada numa favela […]
Arquivo -

Como era o tráfico no nos anos 1980 e como é funciona nos dias de hoje é o enredo do espetáculo “Eles não usam tênis Naique”, que será apresentado na próxima quinta-feira (16), às 20h, no Teatro Prosa do Sesc Horto, em . A entrada é gratuita.

A peça é ambientada numa favela do Rio de Janeiro e narra o reencontro de um pai e uma filha que não se viam há muitos anos. Ele foi traficante nos anos 80, quando o comércio ilegal de drogas ainda mantinha um vínculo moral com a comunidade, ela é uma jovem traficante nos dias atuais.

O espetáculo gira em torno de um embate ideológico entre os dois personagens, representados em cena por quatro atores que se alternam sucessivamente nos dois papeis, num jogo cênico em que nenhuma posição é fixa e onde a ficção está sempre sob o risco da realidade. Explora a complexidade do tema do tráfico, encarando-o de diferentes perspectivas, do seu aspecto mais brutal à sua dimensão afetiva.

O espetáculo “Eles não usam tênis Naique”, com a Cia Marginal, do Rio de Janeiro (RJ), faz parte do projeto Palco Giratório.

Sobre o grupo

A Cia Marginal foi criada em 2005, no Complexo da Maré (maior bairro popular do Rio de Janeiro). Reunindo artistas de dentro e fora da comunidade, ao longo de sua trajetória, o grupo produziu quatro espetáculos: Qual é a nossa cara? (2007), Ô, Lili (2011), In Trânsito (2013) e Eles não usam Tênis Naique (2015). Em sua maioria criados a partir de laboratórios de pesquisa em contextos situados (favelas, presídios, estações de trens), os espetáculos da Cia resultam de um projeto artístico de intervenção e reflexão sobre a cidade de um ponto de vista específico: suas margens, bordas, seus espaços limites e periféricos.

Oficina

Na sexta-feira (17), das 14h às 20h, a companhia teatral ministra a oficina “Trocas Marginais”. Para se inscrever, é preciso ter pelo menos 18 anos, cartão do Sesc Válido e doar três litros de leite longa vida, revertidos ao Mesa Sesc Brasil.

A oficina leva ao s participantes o preparo desenvolvido pela companhia em seus 12 anos de trabalho continuado, desenvolvendo pesquisa de linguagem sobre as tensões entre o pessoal e o coletivo, o real e o ficcional, a memória e a crítica social. Haverá improvisações e exercícios de composição conjunta que levem os participantes a transitar entre aqueles extremos e a construir breves momentos cênicos onde já não seja mais possível diferenciar o pessoal do coletivo, a memória da crítica social, o real do ficcional.

Serviço

O Teatro Prosa do Sesc Horto fica na rua Anhanduí, 200. A entrada é gratuita, mas os ingressos são limitados à lotação do espaço, que é de 236 lugares.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
água vander

Vander diz que Direita vai ser prejudica pela taxação de 50% de Trump: ‘Tiro no pé’

Bombeiros preparam resgate de criança que caiu em cânion no RS

‘Pivô’ da morte de fazendeiro se apresenta à polícia, presta depoimento e é liberado

Operação conjunta apreende mais de R$ 26 milhões em mercadorias e veículos ilegais

Notícias mais lidas agora

Fazendeiro ‘toma dores’ do filho e mata vizinho de cerca em Dourados

mascarado-a-viagem-mato-grosso-do-sul-atuou-incorporado.jpg

Mascarado de ‘A Viagem’ leva vida discreta em Mato Grosso do Sul e diz que atuou incorporado: ‘Não lembro’

Após articulação às pressas, Câmara mantém presidência com Papy até 2028

coronel david indígena morte assembleia alems mesa

‘Lula optou pelo confronto’, diz Coronel David sobre tarifa de 50% de Trump

Últimas Notícias

Cotidiano

Gilson Breder, presidente da 1ª Igreja Batista de Campo Grande morre aos 72 anos

Ele estava internado desde o dia 9 de julho e faleceu nesta noite de quinta-feira

Cotidiano

Primeiro candidato negro ao governo de MS está preso e pede ajuda para pagar defesa

O professor, homenageado em 2014 com a Medalha Zumbi dos Palmares, agora enfrenta dificuldades

Cotidiano

Alexa ‘dá pau’, para de controlar Spotify e outros dispositivos

Usuários postaram suas reclamações nas redes sociais e no site da Amazon

Polícia

Delegado é morto a tiros de espingarda ao tentar cumprir mandado de prisão

Equipe foi recebida a tiros pelos criminosos e mais dois agentes foram baleados durante a ação