Sidney Poitier, primeiro negro a vencer Oscar de Melhor Ator, morre aos 94 anos

Vencedor por 'Uma Voz nas Sombras', em 1964, ele também foi primeiro negro a receber estatueta honorária da Academia
| 07/01/2022
- 22:00
Sidney Poitier faleceu nesta sexta-feira (7)
Sidney Poitier faleceu nesta sexta-feira (7) - (Foto: Reprodução)

Sidney Poitier, o primeiro negro a ganhar um Oscar de Melhor Ator por sua interpretação em Uma Voz nas Sombras, em 1964, morreu aos 94 anos, nesta sexta-feira (7). A notícia foi anunciada pelo Ministério das Relações Exteriores das Bahamas, seu país de origem, mas a causa da morte não foi revelada.

Ele tinha sido o primeiro negro indicado ao Oscar, em 1958, por Acorrentados, e em 2002, foi também o primeiro negro a receber um Oscar honorário pelo conjunto de sua obra - na mesma noite, Denzel Washington tornou-se o segundo negro a ganhar o prêmio de Melhor Ator por Dia de Treinamento, e Halle Berry foi a primeira negra a vencer como Melhor Atriz por A Última Ceia.

Mais novo de sete filhos, Poitier nasceu em Miami e tinha dupla cidadania. Ele largou os estudos aos 13 anos para ajudar a família, e entrou para o teatro muito jovem, com o sonho de ser ator. Poitier se mudou para e estreou na Broadway em 1946, e no cinema em 1949. Com dezenas de filmes na carreira, Poitier considerava O Sol Tornará a Brilhar (A Raisin in the Sun), seu papel mais desafiador. Ele estrelou ainda clássicos do cinema como Advinha quem Vem Para Jantar e No da Noite.

Poitier também dirigiu uma dezena de filmes e foi embaixador das Bahamas no Japão. O ator deixa seis filhas: Beverly Poitier-HendersonPamela PoitierSherri Poitier e Gina Poitier, com Juanita Hardy, e Anika Poitier e Sydney Tamiia Poitier, com Joanna Shimkus.

Veja também

Mônica Benini contou que teve uma crise de apendicite e precisou passar pela operação rapidamente

Últimas notícias